Morrer e re-suscitar

A espiritualidade cristã, nos convida com a páscoa, a refletir sobre o sentido profundo da vida e da morte. Cristo, ao morrer na cruz, personificou tudo que precisa morrer em cada um de nós: a vitimização e morte do outro como solução para os conflitos pessoais e sociais.

A morte injusta de Jesus, visava calar, silenciar a esperança de todo um povo. Ao se deixar matar, Cristo tinha a esperança que morresse com ele, toda forma de injustiça, violência e descriminação.

Havia uma polarização de forças contrárias em ação. Por um lado, silenciar para sempre a voz da esperança, personificada em Cristo, e do outro lado os que viviam da esperança de novos tempos. Com a morte de Cristo, desejavam colocar um ponto final.

A segunda força, a dos invisíveis e esquecidos que viviam de profecias, transformaram o ponto em uma virgula e re+suscitaram toda a mensagem de amor e fraternidade.

Enquanto uns falavam do sepultamento de Cristo, o povo simples multiplicava os testemunhos de suas aparições. Uma das mais contundentes e de forte simbolismo: ser reconhecido partilhando o pão no caminho de Emaús.

O espírito cristão superou a morte terrena e tornou-se luz para toda a humanidade.

A vítima sepultada, ressuscitou em forma de partilha, de solidariedade e amor ao próximo.

A pascoa simboliza esta passagem entre o efêmero que morre e o eterno que permanece. Quando o efêmero passa, chega a hora de ressuscitar o eterno que nele habitava.

Neste momento de muitas perdas pelo Covid-19, vale lembrar que precisamos re+suscitar o que a morte não destruiu naquele que partiu. Perdemos amigos e familiares queridos. Se ficarmos apenas olhando para o sepulcro, só restam lágrimas e um sentimentos de revolta e solidão.

Mas se olharmos para o legado que cada um deixou, vamos ter muito o que celebrar. As lembranças das coisas boas precisam ser re+suscitadas por que são eternas e fazem parte da herança deixada por alguém que se foi e que continua vivo em mim e em meus descendentes. Feliz re+surreição.

 

Deixe uma resposta