Médicos fazem tributo a Noel Rosa

Por Amanda Wanderley, da Agência UFRJ de Notícias. (clique na imagem para ampliar)

Que Vila Isabel é a grande musa inspiradora de Noel Rosa ninguém duvida. Mas achados da professora Diana Maul da Faculdade de Medicina podem fazer os apaixonados pela Urca pensar que a beleza do bairro, nos anos 30, também inspiraram o compositor. Maul encontrou documentos que provam o que até então era quase uma lenda: Noel Rosa foi aluno da Faculdade de Medicina. Diante desta descoberta, uma homenagem foi feita a Noel como parte das comemorações dos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Entre as diversas atividades culturais previstas para as festividades, foi realizado na última quarta-feira (28/11), o evento “Medicina dá Samba: um tributo a Noel Rosa”. Uma roda de samba foi montada no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura. Professores, alunos e ex-alunos da Faculdade de Medicina mostraram seu talento, tocando sucessos de Noel Rosa e outros compositores. O evento teve a presença de Noca da Portela, que também deu canja.

O diretor da Faculdade de Medicina, Antônio José Ledo Alves da Cunha, que agitou o salão com composições próprias, falou sobre o projeto Medicina Faz Arte, presente nos preparativos dos 200 anos. “Este projeto considera que a arte em geral possa ser utilizada como estratégia no processo de humanização da Medicina, no ensino e na pesquisa voltados para a saúde e na terapia individual ou de grupo. O evento Medicina dá Samba se encaixa no eixo da humanização, que eu prefiro chamar de sensibilização”, explicou.

Leia a matéria completa de Amanda Wanderley, da Agência UFRJ de Notícias, clicando aqui.

Deixe uma resposta