Livro analisa a criminalização do aborto no Brasil e em Portugal

Livro analisa a criminalização do aborto no Brasil e em PortugalEm comemoração ao Dia Latino-americano de Luta pela Descriminalizaçao do Aborto – 28 de setembro –, acontece o lançamento do livro “A criminalização do aborto em questão”, de Maurílio Castro de Matos (editora Almedina), durante o debate “Os desafios atuais para os direitos reprodutivos e a igualdade de gênero”, que será realizado no Auditório da CAARJ (Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro), no Centro do Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (28).

O debate será composto pelos seguintes temas e palestrantes: “O impacto da criminalização do aborto para as mulheres (O dossiê Mato Grosso do Sul)”, com Beatriz Galli, advogada e consultora de Ipas Brasil; “A legalização do aborto em Portugal”, com Maurílio Castro de Matos, autor do livro e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; “O papel dos operadores do Direito e do Poder Judiciário”, com Maíra Fernandes, presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/RJ. Durante o evento será exibido o vídeo “Direito & Saúde: O caso Alagoinha”.

A mesa de abertura será composta por Naide Marinho, diretora da CAARJ, Leila Adesse, diretora de Ipas Brasil, e Rogéria Peixinho, coordenadora da Articulação de Mulheres Brasileiras.

Em tempos de eleições para presidente da República, onde o tema do aborto saiu de cena com vistas a não descontentar parcelas do eleitorado, a leitura do livro “A criminalização do aborto em questão”, escrito por Maurílio Castro de Matos e editado pela Almedina, demonstra por que o aborto é um problema real e merece ser discutido.

“Este livro resulta de afinidades entre dois países, Brasil e Portugal, no que diz respeito ao aborto, mesmo que neles se vivam realidades bem diferentes. O livro explica como foi possível que, num país com uma forte presença das tradições da Igreja Católica, os cidadãos e as cidadãs optassem em referendo por considerar que não podem ser consideradas criminosas as mulheres que realizam um aborto por razões que só elas conhecem.

Consciente de que esse passo essencial para a afirmação da cidadania das mulheres no seu País é ainda um percurso difícil, este livro redescobre os debates antes e depois da legalização do aborto em Portugal, e divulga experiências que podem ajudar ao debate sobre o direito de escolha no Brasil.”

Ana Campos Médica obstetra e ginecologista da Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa. Autora do Livro “Crime ou castigo? Da perseguição contra as mulheres até à despenalização do aborto”

“Dado o silêncio que durante tanto tempo imperou sobre a prática do aborto em nosso país e a complexidade que envolve sua discussão, obras como esta, que enfrentam o tema podem ser lidas com proveito por todas as pessoas que se dispõem a pensar ou a repensar suas concepções em torno do problema.”

Profa. Dra. Maria José Rosado-Nunes. Professora da PUC-SP e Coordenadora de Católicas pelo Direito de Decidir – Brasil

Para mais informações sobre o livro: www.almedina.com.br

Sobre o autor Maurílio Castro de Matos:

Professor Doutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Curso de Serviço Social). Assistente Social do SUS (Sistema Único de Saúde) em Duque de Caxias. Realizou pesquisa de campo em Portugal para a sua tese de doutorado, sendo o livro um produto dessa experiência.

Debate “Os desafios atuais para os direitos reprodutivos e a igualdade de gênero” e lançamento do livro “A criminalização do aborto em questão”.

28 de setembro (3ª feira), das 18h às 21h
Auditório da CAARJ – Av. Marechal Câmara, 210, 6o. Andar, Centro, Rio de Janeiro

Outros lançamentos do livro:

São Paulo/SP: 27 de setembro (2ª feira), 19 horas
APROPUC: R. Bartira, 407, Perdizes
Mesa redonda com Lúcia Barroco, Maria José Rosado, Rosalina Santa Cruz

São Gonçalo/RJ: 29 de setembro (4ª feira), 10 horas
Movimento de Mulheres de São Gonçalo: R. Rodrigues da Fonseca, 201, Zé Garoto
Mesa redonda com Marisa Chaves, Beatriz Galli

Rio de Janeiro/RJ: 01º de outubro (6ª feira), 19 horas
UERJ, 9° andar, Bloco D, Auditório A: Rua São Francisco Xavier, 528, Maracanã
Mesa redonda com Maria Inês Bravo, Leila Adesse

Informações sobre o livro:
Contato com a editora: mvaleriano@almedina.com.br ou (11) 3885-6624 (11) 3562-6624

Informações para a imprensa:
Ipas Brasil
Tel (21) 2532-1930 / 8222-9310 (Evanize Sydow)

Um comentário sobre “Livro analisa a criminalização do aborto no Brasil e em Portugal”

  1. Pingback: Tweets that mention Livro analisa a criminalização do aborto no Brasil e em Portugal | Agência Consciência.Net -- Topsy.com

Deixe uma resposta