Integração

Volto de Crateús, CE. Curso de formação em Terapia Comunitária Integrativa no Centro Diocesano de Treinamento Dom Fragoso.

Sei que não vai ser fácil tentar trazer para o papel, o que foram estes dias vividos em comunhão com pessoas de diversas origens e locais. Algo ficou em claro durante o curso, e também no final e já agora, neste preciso instante.

Na viagem de volta, rever as caras, as palavras de Adriano na despedida. Cada uma dessas palavras, e os sentimentos e lições aprendidas, ficam guardadas no meu coração. A necessidade nos desperta, disse Erbenia. Com certeza.

Nos desperta e nos movimenta. Estou nesse movimento. Alguma coisa se desfaz, uma certa como que apatia, indiferença, cansaço, desesperança, se desvanecem, ao evocar os rostos e as palavras destas pessoas que já fazem parte da minha vida.

Construção de vínculos é isto. Autoestima. Autoaceitação. Viver conscientemente. Costuras de tempo. Juntei meu passado e meu presente, e ainda meu futuro. Me projeto e me junto. Me reúno, me refaço. Silêncio, observação, sabedoria.

Meu lugar neste movimento. Serenidade e paz. A recuperação da identidade é um processo concreto. Recupero meu sentido de viver nestes encontros em que convergem pessoas que estão em busca da sua identidade e da sua memória.

Um comentário sobre “Integração”

  1. Pingback: Integração – LiberaPensado

Deixe uma resposta