I Seminário Internacional de Educação Infantil no Rio

“Múltiplas Linguagens em Ação” é o tema do I Seminário Internacional de Educação Infantil, que acontece dias 18 e 19 de agosto no Rio de Janeiro, promovido pelo Senac Rio.

Brincadeira de criança nunca foi levada tão a sério. O Centro de Tecnologia e Gestão Educacional do Senac Rio realizará, nos dias 18 e 19 de agosto, no Centro Cultural do Colégio Marista São José (Rua Conde de Bonfim, 1067, Tijuca), o I Seminário Internacional de Educação Infantil – Múltiplas Linguagens em Ação, com palestras e oficinas.

Apostando na interação e no diálogo para a construção do conhecimento em torno das distintas linguagens que permeiam o universo infantil, o Senac Rio vai reunir, durante os dois dias de evento, professores, pedagogos, mestres e doutores em educação. Juntos, eles vão discutir as diferentes formas de expressão da criança, como artes, literatura, música e brincadeiras, sob distintos olhares de culturas e idiomas.

A italiana Antonia Mastio fará a palestra Arte, Estética e Beleza na Formação do Educador. Coordenadora pedagógica dos Servizi Educativi del Comune di Pistoia (Itália), ela desenvolve um trabalho com crianças de zero a 6 anos e suas respectivas famílias. A Itália é referência mundial em Educação Infantil e vem se destacando devido à qualidade e à riqueza de propostas educativas que valorizam a cultura, o meio ambiente e a criatividade das crianças.

Lea Tiriba (PUC-RJ) vai apresentar Crianças e a Natureza; Cláudia Ruas (UFMG) levará ao seminário o tema Arte e Cultura; Maria Fernanda Nunes (PUC-RJ) debate Infância e Mídia; e Maria Strazzacappa (Unicamp) encerra o evento com o tema Diferentes Expressões.

As oficinas que encerrarão os dois dias de evento vão mostrar, na prática, como os educadores podem promover o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos sociais, emocionais e criativos. Os participantes poderão se inscrever nas seguintes oficinas: Confecção de Fantoches com Sucata; Cantigas de Rodas; Corpo e Movimento; Jogos e Brincadeiras; Sala de Leitura; Sexualidade Infantil e Múltiplas Linguagens.

Em dezembro de 1996, foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 que estabeleceu a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica e, desde então, as instituições públicas e privadas buscam qualificar cada vez melhor os seus profissionais.

Programação – I Seminário Internacional de Educação Infantil

DIA 18, sábado
8h30 – Abertura
9h – Arte, Estética e Beleza na Formação do Educador – Antonia Mastio (Servizi Educativi del Comune di Pistoia, Itália)
13h30 às 15h – As crianças e a Natureza – Lea Tiriba (PUC-RJ)
15h – Arte e Cultura – Cláudia Ruas (UFMG)
16h30 – Oficinas e relatos de experiência

DIA 19, domingo
9h – A formação do Educador nas Múltiplas Linguagens – Maria Fernanda Nunes (PUC-RJ).
10h30 – Infância e Mídia – Rita Ribes (PUC-RJ)
14h – Diferentes Expressões – Marcia Strazzacappa (UNICAMP)
15h30 às 17h – Oficinas e relatos de experiência

Local: Teatro do Centro Cultural Marista – Colégio Marista São José
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 1067, Tijuca.
Data: 18 e 19 de agosto
Inscrições: 0800- 285-0505 e (21) 4002-2002
Valor da inscrição para o Seminário: R$ 150
Valor para cada oficina: R$ 20

Assessora de Comunicação do Senac Rio
Regina Cury – (21) 3138-1170/ (21) 8123-7596
imprensa@rj.senac.br / http://www.rj.senac.br/imprensa

Informações para a imprensa
Marcelo Nogueira – (21) 3138-1210
Teresa Fayal – (21) 3138-1211
Rita Capell – (21) 3138-1213 / (21) 9294-1935

_______________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de participação: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando. [www.consciencia.net/agencia]

Um comentário sobre “I Seminário Internacional de Educação Infantil no Rio”

Deixe uma resposta