* * *
Campanha contra cólera no Haiti
O Viva Rio está recebendo doações para ajudar a conter a epidemia de cólera que, em dois dias, matou pelo menos 135 pessoas e deixou mais de 1.500 internadas na região central do Haiti.
Uma das grandes preocupações do governo haitiano é que o surto chegue à capital do país, Porto Príncipe, onde cerca de 1,5 milhão de pessoas ainda vive em acampamentos devido ao terremoto de janeiro. A falta de condições básicas de higiene torna a região suscetível à proliferação da doença.
A Agência Pulsar deu informações completas sobre a situação nesta segunda (25).
Outras informações sobre a campanha clicando aqui.
* * *
Mulheres africanas
Apesar do aumento na proporção de mulheres que receberam assistência pré-natal, a África Subsaariana sozinha registrou 270 mil mortes maternas em 2005, isto é, metade das mortes maternas no mundo.
A informação é de um relatório recente da ONU. O documento afirma ainda que a maternidade continua a ser uma fonte de discriminação no trabalho. Mesmo com uma legislação para a questão, muitas mulheres grávidas ainda perdem seus empregos, e processos nesta área são comuns nos tribunais.
Uma síntese do documento está disponível aqui.
* * *
Política e religião
Um grupo de cristãos divulgou semana passada uma manifesto apoiando a candidata à presidência da República Dilma Rousseff.
“Somos homens e mulheres, ministros, ministras, agentes de pastoral, teólogos/as, padres, pastores e pastoras, intelectuais e militantes sociais, membros de diferentes Igrejas cristãs, movidos/as pela fidelidade à verdade (…)”.
O documento parece ser em relação à onda conservadora que tomou o debate no segundo turno e em parte do primeiro. Dilma chegou a ser acusada pela esposa de José Serra de “matar criancinhas”, em referência ao seu suposto apoio ao aborto, que a ex-ministra negou.
Leia aqui o manifesto.
* * *
Sem-terra na rede
O MST Rio de Janeiro possui um boletim muito bom, vale a pena: www.renajorp.net/mstrio
O apoio na confecção foi dado pela Rede Nacional de Jornalistas Populares, a Renajorp.