Fundação Darcy Ribeiro e ENFF lançam série de documentários

Nesta quarta (17/10), às 18h30, a coleção “Realidade Brasileira – grandes pensadores” será lançada no Memorial Darcy Ribeiro, na UnB. A coleção é composta de seis documentos impressos e seis documentários audiovisuais sobre as ideias e obras de Celso Furtado, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Caio Prado Júnior, Paulo Freire e Madre Cristina, pensadores que marcaram o século XX.
“Já foram distribuídos 8 mil kits para escolas e TVs Públicas. Esperamos possibilitar aos estudantes, aos militantes dos movimentos sociais, aos frequentadores dos pontos de cultura e à audiência das televisões do campo público conhecerem o pensamento, as obras e a atuação política, social e cultural de pensadores que marcaram a história do Brasil. Nosso horizonte é estimular o público jovem a ampliar o conhecimento sobre a sociedade brasileira, bem como fomentar a consciência crítica ao pensamento hegemônico ora vigente”, explica Paulo Ribeiro, presidente da Fundação Darcy Ribeiro.
Fruto da parceria entre a Fundação Darcy Ribeiro, a Escola Florestan Fernandes (ENFF) e a TVE do Paraná, com o apoio do Ministério da Cultura, a coleção Realidade Brasileira se destina a universidades, bibliotecas públicas, pontos de cultura e movimentos sociais brasileiros. Cada documentário audiovisual trata de um único pensador, tem em média 54 minutos de duração e está dividido em três blocos para veiculação em uma hora de televisão.
Os documentários ainda acompanham um caderno específico sobre cada pensador. O material busca ampliar o conhecimento e as reflexões referentes ao respectivo autor estudado, a fim de estimular e orientar professores e monitores em como usar este documento audiovisual em sala de aula, grupos de estudos ou comunidades e movimentos sociais organizados.
Informações:

Lançamento da Coleção Realidade Brasileira
Local: Memorial Darcy Ribeiro, Praça Maior do campus Darcy Ribeiro da UnB (Asa Norte).
Horário: 18h30
(*) Reprodução da página do MST.

2 comentários sobre “Fundação Darcy Ribeiro e ENFF lançam série de documentários”

  1. Gostaria muito de receber os documentários em audiovisual. Sou presidente da Associação de Desenvolvimento Econômico, Social e Comunitário de Itaqui/RS. Teria como? Agradeço a informação. Marcelo.

  2. Gostaria muito de receber kit de livros,Realidade Brasileira para nosso Ponto de Cultura em Rio Verde Goias,teria como?agradeço a atenção e agurado.Regivaldo Araujo

Deixe uma resposta