Falece Terezinha Maria dos Santos, mãe de Josenildo, executado por policias no Morro da Coroa

Josinaldo dos Santos, mais uma vítima civil de operação policial
Josinaldo dos Santos, mais uma vítima civil de operação policial

Dona Terezinha, que estava internada há dois dias por problemas cardíacos, não resistiu e faleceu na última sexta-feira (01/04) por volta das 7h. Terezinha era mãe de Josenildo Estanislau dos Santos, executado em 2 de abril de 2009 por policiais militares do 1o BPM. Como seus filhos, Terezinha se engajou na luta por justiça e direitos humanos, porém sua saúde ficou muito abalada. Já no ano passado, teve graves complicações de saúde na época em que se completou um ano da brutal perda do filho.

Vária tentativas foram feitas pelos filhos, pela Rede Contra a Violência e com apoio do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, para que o tratamento de trauma e e saúde de dona Terezinha fosse assumido pelo Estado, já que foi o Estado que matou seu filho e desencadeou tantos problemas e seqüelas em sua família, que incluíram ameaças e atentados contra irmãos de Josenildo. Entretanto, nada concretamente foi encaminhado.

Apesar de tudo, Terezinha seguia firme em sua luta por justiça, participou ativamente do 4o Encontro da Rede contra a Violência recentemente, e estava se preparando para, junto com os filhos, receber o justo reconhecimento como uma das homenageadas pela 23a Medalha Chico Mendes de Resistência, cuja cerimônia de entrega será hoje às 18h na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ – Av. Marechal Câmara, 150, 9º andar, Castelo, Rio de Janeiro). Infelizmente, seu coração não resistiu a tanto sofrimento, e assim Terezinha falece no dia em que seria homenageada e um dia antes do assassinato de seu filho completar dois anos.

Dona Terezinha foi enterrada no sábado, 02/04, às 11h, no Cemitério São Francisco de Paula, no Catumbi.

Deixe uma resposta