Exclusivo: diplomata afirma que o povo hondurenho vai retomar o poder

Acabo de conversar, por telefone, com Gioconda Perla, Consul-Geral de Honduras no Rio de Janeiro. Refugiada no Canadá depois que o governo golpista cancelou seu salário e a verba de representação, ela disse ainda não ter uma situação clara que lhe garanta o retorno ao Brasil.
Com a volta do presidente Manuel Zelaya a Honduras, Gioconda acredita que aumentam as chances de retomada do poder. “Esse povo vai conseguir, Marcelo. Sabíamos que teríamos apoio no país, mas a reação do povo superou todas as expectativas”, disse. A diplomata afirmou ainda que o povo já não acata as ordens do toque de recolher, a resistência está nas ruas.
Gioconda confirmou os cortes de energia elétrica e água na embaixada do Brasil, que dá abrigo a Zelaya. Também confirmou a explosão de bombas de gás lacrimogêneo e a utilização de uma antena que produz um barulho ensurdecedor, nas imediações da embaixada, além da repressão armada contra o povo.
A Cônsul-Geral encerrou a conversa agradecendo ao povo brasileiro e à imprensa democrática, que não distorce as informações: “o povo hondurenho está grandemende agradecido ao povo e ao governo brasileiro pela proteção”.
Em discurso que terminou há poucos minutos, o presidente Manuel Zelaya disse que os golpistas têm um plano para invadir, ainda nesta madrugada, a embaixada para sequestrá-lo e assassiná-lo, fazendo parecer suicídio.
PS: Você pode ler esta notícia gratuitamente, mas sua produção tem um custo. Ajude a manter o Fazendo Media assinando o jornal impresso ou doando qualquer quantia: clique aqui.

3 comentários sobre “Exclusivo: diplomata afirma que o povo hondurenho vai retomar o poder”

  1. Aqui no Brasil, estamos torcendo para que tudo se normalize e Gioconda Perla possa voltar e continuar seu trabalho como cônsul-geral de seu Pais. Honduras estava muito bem representada na figura de Ana Gioconda

Deixe uma resposta