Estudantes da UFRJ se manifestam contra o REUNI

Na próxima quinta-feira (27/9), os estudantes da UFRJ organizados no Comitê de Luta Contra a Reforma Universitária farão um ato no campus da Praia Vermelha contra o REUNI. A concentração do ato está marcada para as 11h e, por volta de 13h, os estudantes devem sair em passeata pelas ruas localizadas no entorno do campus.

O REUNI é um decreto instituído pelo governo federal que prevê uma grande reestruturação das universidades federais. Entre outras metas, o decreto estabelece a criação de cursos de três anos (bacharel em ciências da matemática e da natureza, bacharel em humanidades e etc.), a quase duplicação do número de matrículas na graduação nos próximos cinco anos e a instituição de uma variante da odiada aprovação automática, que obrigará as universidades a aprovarem pelo menos 90% de seus alunos ou perderem suas verbas.

Isso tudo com o aumento de no máximo 20% das verbas já destinadas às universidades, que hoje já são bastante insuficientes frente às suas necessidades de custeio. Só depois de completar estes bacharelados genéricos os alunos entrarão de fato em um curso de graduação, mas sua escolha estará condicionada ao seu desempenho nesta fase preliminar. Na UFRJ, o projeto de adesão ao REUNI prevê também a transferência dos cursos da Praia Vermelha e do Centro para o campus do Fundão, o que tem gerado grande polêmica.

Com o objetivo de tentar democratizar a discussão sobre a adesão da universidade ao decreto, os estudantes circularam um abaixo-assinado solicitando à reitoria que realizasse um plebiscito oficial sobre o REUNI na UFRJ. Em apenas três dias, foram colhidas mais de 4.000 assinaturas de professores, estudantes e funcionários da comunidade. Apesar da mobilização, a reitoria rejeitou a idéia de plebiscito e pretende aprovar a adesão ao REUNI no Conselho Universitário do dia 18 de outubro. Daqui até lá, os estudantes, que já ocuparam a reitoria da universidade pelo mesmo motivo no final do último semestre, prometem construir grandes atos e manifestações contra o REUNI.

GT de Comunicação do Comitê Contra Reforma:
Carol Barreto: 9955-7233
Luiz Guilherme Santos: 9912-1210
Leila Leal: 8677-9746
Allan Mesentier: 9329-0765
Clara Saraiva: 9443-3692

_______________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de participação: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando. [www.consciencia.net/agencia]

Deixe uma resposta