Em visita ao Brasil, pesquisadora fala sobre panorama da mídia na Grécia contemporânea

Universidade Aristóteles, a maior instituição de ensino superior da Grécia
Universidade Aristóteles, a maior instituição de ensino superior da Grécia

A comunicação de massa na Grécia, especialmente a televisão, bem como uma introdução e debate sobre a interface entre as Olimpíadas e a mídia neste país são alguns dos temas da palestra de aberturada disciplina de Jornalismo Internacionalda Escola de Comunicação da UFRJ,aberta ao público, na quarta 30 na UFRJ (Campus Praia Vermelha). A palestrante é a pesquisadora Tessa-Anastasia Doulkeri, professora da Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Universidade Aristóteles, a maior instituição de ensino superior da Grécia.

A palestra ocorrerá na próxima quarta-feira, 30 de março, às 18h30, e fará um panorama da mídia na Grécia a partir da longa experiência de Doulkeri em universidades e outros centros de pesquisa na Europa (vide perfil da pesquisadora mais abaixo).

O evento, que também conta com um debate, dá inicio à disciplina de Jornalismo Internacional, é gratuita e os inscritos receberão um certificado de participação. Para se inscrever no evento, envie um e-mail para peteco@ufrj.br com seu nome completo e ocupação, com o título do email “Inscrição”. O evento será no Auditório Prof. Manoel Maurício (ao lado do Banco Real), no CFCH, campus da Praia Vermelha da UFRJ.

De passagem pelo Brasil, a pesquisadora grega Tessa Doulkeri leciona comunicação na maior universidade da Grécia, a Universidade Aristóteles, que fica localizada em Salônica, segunda maior cidade da Grécia. Formada em Direito pela Universidade Aristóteles, é Mestre em Sociologia pela Universidade de Sorbonne e em Ciências Políticas e Direito Público pela Universidade Aristóteles. Seu Doutorado é na área de Ciências da Comunicação, também pela Universidade de Sorbonne.

Já trabalhou como consultora na União Europeia (Bruxelas), no Conselho da Europa (Estrasburgo) e na televisão francesa (Paris). Lecionou na Universidade de Atenas como professora assistente. Suas publicações (livros e artigos) dizem respeito a temas diversos como televisão (questões sócio-político-legais), igualdade de gênero, publicidade (comercial e política), as crianças e os meios de comunicação de massa, bem como esportes e mídia.

A disciplina de Jornalismo Internacional é oferecida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da ECO-UFRJ, sob coordenação do prof. Mohammed ElHajji. Ouvintes externos poderão se inscrever neste evento para participar do curso semestral, por meio de formulário que será disponibilizado no próprio local. A disciplina acontece toda quarta-feira do primeiro semestre de 2011, das 19h às 20h, no Núcleo de Imprensa da ECO/UFRJ (Campus Praia Vermelha). Neste semestre, está sendo ministrada pelo doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da ECO/UFRJ, Gustavo Barreto, com apoio de integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Laboratório de Comunicação Social Aplicada da UFRJ, ambos vinculados à Escola de Comunicação.

Panorama da midia na Grecia contemporanea

Palestrante: Profa. Dra. Tessa-Anastasia Doulkeri, professora da Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Universidade Aristóteles, Grécia
Local: Auditório Prof. Manoel Maurício (ao lado do Banco Real), no CFCH, campus da Praia Vermelha da UFRJ
Data: Quarta-feira, 30 de março de 2011
Horário: 18h30
Inscrição: Gratuita. Para se inscrever no evento, envie um e-mail para peteco@ufrj.br com seu nome completo e ocupação, com o título do email “Inscrição”. Vagas limitadas.

Deixe uma resposta