Em direção a um mapa da “batalha cultural” (outro nome para guerra cognitiva)

Foto: Alma Plus TV

Agora, o termo “direita” tornou-se mais complexo e, longe de desaparecer como alguns pretendem com o conceito de esquerda, está adquirindo uma proeminência cada vez mais corporativa, medíocre e iletrada que, apesar disso, deixa seus patrocinadores e seguidores muito orgulhosos.

Por Fernando Buen Abad | Alma Plus TVPolítica3 de janeiro de 2025

Como não queremos a ditadura do mercado e, pelo contrário, almejamos um novo tipo de humanismo, enfrentamos um campo de batalha no qual identificamos três vítimas cruciais: 1. As mentes das pessoas. 2. Os espaços da vida cotidiana. 3. Todos os símbolos de prestígio. Em suas ilusões hegemônicas, a ideologia da classe dominante perpetra uma ofensiva contracivilizatória que disfarça de ” liberdade “, baseada na pretensão de conduzir uma ” batalha cultural “. O velho refrão do ” livre mercado ” injetado com ódio de classe histérico, com ridículo e afetação burgueses . Aqueles que sempre foram sanguessugas do Estado se autodenominam outsiders políticos . É a lógica da emboscada amplificada à potência do cinismo de classe, apenas hoje envernizada com um tom doutoral para parecer uma teoria profunda. Um vasto oceano de banalidades com um centímetro de profundidade.

Agora, o termo “ direita ” tornou-se mais complexo e, longe de desaparecer, como alguns desejam com o conceito de esquerda, está adquirindo uma proeminência cada vez mais corporativa, medíocre e ignorante que, apesar disso, agrada muito seus patrocinadores e seguidores. Abrange uma ampla gama de correntes intelectualmente distorcidas (todo o idealismo, conservadorismo, liberalismo clássico, nacionalismo, nacional-socialismo etc., e todas as suas vertentes), bem como os intelectuais servis que defendem um cardápio de trivialidades retrógradas e classistas como se fossem uma tradição natural de família, pátria, exploração, propriedade privada , superioridade de classe e racial, meritocracias, hierarquia, ordem ou liberdade econômica. A guerra cultural é também uma batalha de significados e, nela, as pessoas têm o direito e a responsabilidade de descolonizar suas mentes.

Eles atacarão com um dicionário meticuloso de distorções, ambiguidades e imprecisões, começando pela palavra ” liberdade “. Com esse dicionário, criarão slogans destinados a estabelecer seu domínio sobre a “grandeza”, a “mudança” ou a “honestidade” burguesas . Transformarão suas fachadas pessoais em altares de ridículo, elegantemente malvestidos e atormentados por sérios dilemas capilares. Ocultarão isso com uma variedade heterogênea de histrionismo baseado em gritos, gestos desnecessários e insultos desprovidos de criatividade e credibilidade. Enquanto isso, atacarão a frente militar, a frente financeiro-bancária, a frente religiosa-opiva e a frente midiática — notícias falsas e fofocas de celebridades. Tudo simultaneamente e interligado.

Seus campos de batalha se sobrepõem e se interconectam. Incluem videogames, telenovelas, cancioneiros, centros de pesquisa, universidades, repartições públicas, agências de inteligência, redes sociais , bots, trolls e todo tipo de influenciadores, pregadores e comediantes intelectualmente, moralmente e eticamente falidos. Tudo isso permeado por bugigangas baratas e jargões técnicos. Uma miscelânea de plataformas onde a única coisa que importa é posicionar sua mercadoria ideológica, que consiste em comprar cumplicidade mental e material para impedir o colapso do sistema de corrupção histórica mais colossal e descontrolado: o próprio capitalismo .

Uma de suas vitórias reside em alcançar a paralisia total, a desorganização do inimigo de classe, a desmoralização induzida, a resolução de tudo através do idealismo e do individualismo , a mercantilização da existência e o sequestro de todo o bem-estar para os membros do clube dos saqueadores e exploradores. Ou, dito de outra forma, a mesma coisa de sempre, só que com mais cinismo. É isso que eles entendem por “cultural”. Além disso, querem que sejamos gratos, que aceitemos que sempre estiveram certos em nos maltratar e que este é o melhor legado que podemos deixar para nossos descendentes.

“Guerra Cultural” é outro nome para Guerra Cognitiva , um conceito central usado para impor estratégias burguesas com o objetivo de consolidar e perpetuar a hegemonia econômica e ideológica do capitalismo . Ela perpetua relações de poder dominantes ao impor valores, crenças e comportamentos que legitimam o sistema. Essas estratégias não são acidentais; são planejadas e executadas por corporações, agências de publicidade, igrejas, agências de inteligência, organizações internacionais e think tanks para alienar a consciência coletiva em favor da burguesia. Suas frentes mais consolidadas são os meios de comunicação de massa, que são usados ​​contra as massas que fazem parte do aparato ideológico que gera seu “senso comum” em relação às instituições burguesas. Corporações de mídia como Disney, Comcast, News Corp e AT&T dominam a ditadura cultural global ao impor ideologias de consumismo e meritocracia. “A hegemonia se baseia não apenas na coerção, mas também na liderança intelectual e moral que as classes dominantes exercem sobre a sociedade como um todo.” (Gramsci, Cadernos do Cárcere).

A “educação”, alimentada pela ideologia da classe dominante, também é uma frente fundamental na perpetuação do capitalismo. Instituições privadas, currículos elaborados por think tanks como a Heritage Foundation e organizações como a OCDE promovem uma narrativa centrada no individualismo e na competição, preparando as pessoas para idolatrar o livre mercado em vez de questioná-lo. Esses elementos estão intrinsecamente ligados à indústria do entretenimento, liderada por empresas como Netflix, Sony e Warner Bros. , que apresentam bastiões de conhecimento superficial que normalizam o consumo, o sucesso individual e o acúmulo de riqueza. Isso é reforçado por produtos culturais como filmes, séries e música, que glorificam os valores capitalistas.

Eles dependem de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial , que têm sido atores financeiros cruciais na disseminação global da ideologia neoliberal. Financiam políticas e condições de “ajuste” estrutural, impõem modelos econômicos que favorecem o capital e moldam o discurso público sobre “desenvolvimento” e “modernização”. Contam com seus exércitos de consenso em agências de publicidade como Ogilvy, McCann Erickson e Publicis Groupe, que criam campanhas globais e produtos com forte apelo emocional para estimular a ilusão de satisfação pessoal por meio do consumo, alienando as massas com seus anestésicos materiais da existência. “A publicidade reforça a integração do indivíduo ao sistema, criando necessidades que perpetuam sua escravidão.” Herbert Marcuse (O Homem Unidimensional).

Eles anestesiam as populações com estratégias de cooptação e se camuflam com uma retórica “ progressista ”. Corporações como a Nike e a Coca-Cola adotaram disfarces de inclusão e sustentabilidade como estratégia de marketing. Esse ataque, conhecido como “branqueamento progressista”, é financiado para neutralizar as críticas ao capitalismo, infiltrando-se em causas sociais com desmoralização induzida. Além disso, utiliza ataques de empresas de tecnologia como Google, Meta ( Facebook ) e Twitter , que sequestram informações, segmentam públicos e manipulam algoritmos para reforçar narrativas hegemônicas. Esse controle fortalece bolhas ideológicas, limitando o pensamento crítico e a dissidência. E, para piorar a situação, contam com burocracias como a Organização Mundial do Comércio (OMC) que promovem tratados internacionais protegendo os interesses do capital, garantindo a imposição de políticas econômicas e culturais favoráveis ​​ao capitalismo global e suas burguesias nacionais .

Os Acordos de Bretton Woods (1944) estabeleceram o FMI e o Banco Mundial como guardiões da ordem econômica capitalista, conectando redes altamente complexas à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Para além de sua aparência progressista, essa agenda prioriza soluções neoliberais e mantém o poder nas mãos das elites corporativas. O Fórum Econômico Mundial (FEM) participa, servindo como plataforma para promover discursos de inovação tecnológica e sustentabilidade, utilizados como fachada para perpetuar a acumulação capitalista. Toda a “batalha cultural” ou Guerra Cognitiva (como definida pela OTAN ) é uma agressão multifacetada profundamente enraizada nas instituições burguesas da sociedade moderna, sequestrada pelo capitalismo . Seu objetivo é consolidar a exploração dos seres humanos e a destruição impune do planeta como um sistema inquestionável e inegociável. Portanto, compreender essas frentes e estratégias nos permite identificar pontos de resistência e construir alternativas rumo a uma mudança estrutural econômica e intelectual: a Revolução da Consciência.

Nos “santos” de seus horizontes ideológicos (de pura falsa consciência), agora deformados e distorcidos pela própria direita, que mal os conhece, estão figuras como Edmund Burke, Joseph de Maistre, Alexis de Tocqueville, Oswald Spengler, Carl Schmitt, Friedrich Hayek, G.K. Chesterton, T.S. Eliot, Ludwig von Mises, Milton Friedman, Arnold J. Toynbee, Samuel Huntington, John Henry Newman, José Antonio Primo de Rivera, Gabriele D’Annunzio, Carl Schmitt, José Ortega y Gasset, Francisco Franco Bahamonde, Roger Scruton e João Paulo II (Karol Wojtyła).

Entretanto, possuímos e compreendemos as raízes e a dialética de povos e líderes como Nezahualcóyotl, Moctezuma, José Martí, Benito Juárez, Simón Bolívar , José de San Martín , Belgrano, Morazán, Francisco Villa, Emiliano Zapata , Ernesto Guevara , Fidel Castro e Hugo Chávez. Temos também o legado de Marx , Engels , Lenin e Trotsky. Possuímos uma herança revolucionária baseada na grande reforma agrária continental latino-americana, para recuperar as imensas e férteis terras, os lagos, as montanhas, os rios, os mares, as minas e os céus usurpados pelos diversos tipos de latifundiários criminosos e grandes proprietários de terras que, vergonhosamente, mancharam nossa história. Temos o legado das revoluções pela independência e a “artilharia do pensamento” que alimenta o pensamento de seres humanos independentes e anti-imperialistas. Temos o legado das grandes revoluções sociais dos séculos XX e XXI. Temos o humanismo em permanente revolução, temos a razão, temos a maioria e temos um futuro.

Um mapa das nossas forças revolucionárias latino-americanas para a batalha cultural exige uma compreensão profunda da dialética dos movimentos, figuras e correntes ideológicas que influenciaram o desenvolvimento das lutas emancipatórias, especificamente a partir de uma perspectiva descolonizadora, anticapitalista e pró-humanista. Nossa posição na batalha cultural na América Latina , atrelada à nossa identidade de classe, está enraizada na resistência anticolonial, anti-imperialista e anticapitalista dos movimentos de libertação que buscam derrotar as narrativas impostas pelas elites crioulas e pelo colonialismo cultural. Intelectuais e ativistas entendem a cultura como um campo de luta, onde ideologias se confrontam pela hegemonia. “O fundamento de toda hegemonia é a liderança cultural.” Antonio Gramsci

Outra semiótica é possível. Desta vez, emancipada e emancipadora. Desta vez, determinada a combater, de forma significativa, a ideologia da classe dominante, os valores burgueses, sua ética e estética; sua ciência mercantilizada, seus mercados e seus charlatães… sua base econômica e sua produção de miséria, humilhação e desespero para a humanidade. Desta vez, uma semiótica em combate pela demolição definitiva de todas as falácias inerentes ao capitalismo em crise. Para construir um novo significado humanista, um ponto de não retorno dinâmico. “Se a forma aparente da expressão e a essência das coisas coincidissem imediatamente, toda a ciência seria supérflua” ( Marx, O Capital, Volume III).

Precisamos, sobretudo, de uma ciência a serviço do povo para contrariar o desenvolvimento e as consequências da guerra psicológica desencadeada para envenenar as mentes com dispositivos ideológicos escravizantes. Medos, antipolítica, ódio, banalidades, vulgaridades, mentiras, complexos, vícios… Ciência nascida da Filosofia da Práxis (Sánchez Vázquez). Explicação objetiva do universo, suas formas e processos, seus elos e conexões internas, suas ações recíprocas e a possível intervenção humana sob as condições e meios necessários (Eli de Gortari). Precisamos de uma semiótica emancipada, para a emancipação, que compreenda que a base econômica não determina mecanicamente a superestrutura, mas que ambas são inseparáveis, e isso importa muito porque a vida simbólica da sociedade, submetida aos processos acelerados de monopolização da “mídia” e das “narrativas”, transformou as mentes humanas em milhões de campos de batalha. A Guerra Simbólica . “Seria de pouca ou nenhuma importância que Breton tivesse declarado tal adesão ao método de Marx , não fosse o fato de que essa definição, que incomoda tantos, contém a ideia revolucionária de que a ética é a estética do futuro.”

Nossas forças semióticas revolucionárias enfrentam desafios como a globalização cultural , o controle corporativo da mídia digital e a ascensão da extrema direita . Contudo, iniciativas como a resistência indígena, as rádios comunitárias e os coletivos artísticos são fundamentais para manter a luta viva. Nossa contribuição para a batalha cultural na América Latina é um processo contínuo que exige tanto teoria quanto prática. Nossas ferramentas e métodos, assim como nossos lutadores, oferecem lutas teóricas e práticas e exemplos concretos para avançar rumo a uma emancipação cultural abrangente. Temos um continente de povos indígenas, de resistência e rebeldia. Temos artistas de cavalete e muralistas, artistas de salões e ruas, de partituras e concertos. De ortografias e cinematografias. De palavras e ações. Revolucionários da ciência e da consciência. De sábios e pesquisadores. Só nos falta unidade, não uniformidade.

Em nossa perspectiva, a cultura não é um fenômeno isolado, mas uma construção social determinada pela práxis humana, abrangendo tanto a produção material quanto a simbólica. É um terreno de confronto entre classes sociais, onde a hegemonia do significado é contestada. Reflete os interesses das classes dominantes contra a cultura das massas, que expressa as aspirações dos oprimidos. “A cultura não é meramente um reflexo passivo da realidade social; é também um espaço de luta no qual os oprimidos podem transformar essa realidade.” (As Ideias Estéticas de Marx , 1965).

Esta nossa batalha cultural não é meramente uma luta de ideias, mas uma atividade prática que busca transformar as condições materiais e simbólicas da opressão. Isso exige um esforço consciente para desenvolver uma contracultura revolucionária, baseada na crítica ao capitalismo e na construção de novos valores e significados. “Toda práxis transformadora é, ao mesmo tempo, uma práxis cultural que questiona e recria valores hegemônicos” (Filosofia da Práxis, 1967). Devemos combater o dogmatismo e nos tornar ativistas permanentes, munidos de ferramentas de crítica e libertação. “A arte revolucionária não pode ser reduzida à propaganda; ela deve ser uma expressão autêntica da experiência humana e de sua transformação” (Arte e Sociedade, 1973).

Nossa luta cultural emancipadora na América Latina , e em grande parte do mundo, tem um caráter particular, ligado à resistência e à derrota do colonialismo e do imperialismo econômico e ideológico . Nossa luta exige o recurso ao método de Marx , bem como às tradições culturais emancipadoras. “O marxismo na América Latina não pode ser mera imitação ou cópia; deve ser integrado às lutas concretas dos povos, incluindo sua dimensão cultural.” (Marxismo e Realidade Latino-Americana, 1980).

No contexto atual, contaminado pela globalização neoliberal e pelo controle dos imaginários sociais pelas armas da mídia de massa , sabemos que a batalha cultural permanece essencial para a construção de uma hegemonia contra-hegemônica. Sabemos que devemos cultivar e educar-nos com as forças da análise crítica, realizada como práxis transformadora que abrange tanto a produção material quanto a simbólica. Nossa batalha cultural emancipadora não é uma esfera secundária, mas parte fundamental da luta revolucionária. Somente por meio da transformação das práticas culturais, em paralelo e simultaneamente às estruturas econômicas e políticas, poderemos avançar rumo a uma sociedade mais justa, livre da dominação burguesa — uma sociedade verdadeiramente humanista.

Leia também:

Ética da felicidade

Pandemia de estereótipos

Formas “divertidas” de alienação da guerra

 

Deixe uma resposta