Em defesa do direito de organização sindical

Por Paula Capriglione

No último dia 07 de janeiro, fui ilegalmente demitida na TV Band, pouco mais de um mês após o término de meu mandato no Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo. Essa demissão ataca não só a mim e meus direitos, mas também ao direito de organização sindical dos trabalhadores, direito assegurado pela Constituição brasileira e pela CLT, que estabelece a estabilidade de um ano após mandato sindical, para proteção da representação dos trabalhadores.

A BAND, vice-campeã em irregularidades e desrespeito aos direitos trabalhistas (a campeã, como todos sabem, é a Rede TV), tomou mais uma atitude arbitrária, zombando mais uma vez da lei. Infelizmente, isso não surpreende ninguém que conhece as práticas abusivas da empresa contra seus funcionários.

Trabalhei nessa empresa por 17 anos. Durante 9 anos, por 3 mandatos sucessivos, exerci mandato sindical. Imediatamente após o término do meu mandato sindical, apresentei-me e prontifiquei-me a voltar ao trabalho. Compareci à empresa no dia 7 de janeiro de 2008, atendendo convocação do RH, e fui sumariamente comunicada de minha demissão, sob a alegação de inexistência de qualquer possibilidade de enquadramento de meu perfil em qualquer programa da grade 2008(!).

Uma campanha de moções Pelo Cancelamento da Demissão de Paula Capriglione foi iniciada pela CUT. O presidente da CUT-SP solicitou ao presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação uma reunião em caráter de urgência. Uma manifestação na porta da emissora será realizada na próxima quarta-feira, 16 de janeiro, às 12 horas.

CUT-SP inicia campanha
Da redação

Em nota, a CUT-SP disse que “jamais aceitará qualquer prática anti-sindical e exige a imediata readmissão de Paula Capriglione, conforme determina a legislação trabalhista brasileira. Estamos ao lado da trabalhadora e solicitamos a todos os companheiros que manifestem sua indignação”. Endereço para envio de moções ao Presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad: johnny@band.com.br, com cópia para a jornalista pelo e-mail: paulacapri@uol.com.br

_______________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de entrega: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando. [www.consciencia.net]

Deixe uma resposta