Educação infantil é tema de debate no MERCOSUL

Começa na terça-feira (5), às 9h, no auditório da CAPES, em Brasília, o Seminário Internacional Políticas Públicas para a Educação Infantil no MERCOSUL.

Promovido pela UNESCO no Brasil e pelo Ministério da Educação (MEC), o seminário visa discutir as experiências legislativas dos países do MERCOSUL com relação à educação infantil e às possibilidades de se construir princípios e parâmetros para a educação na primeira infância em todo o bloco. Estarão presentes autoridades de todos os países membros do MERCOSUL, além de especialistas nacionais e internacionais.

O seminário foi proposto no âmbito das discussões do setor educacional do bloco, sobretudo, em decorrência dos debates do Grupo de Trabalho de Educação Infantil.

Nele também haverá a apresentação do resultado da pesquisa, “Educação Infantil nos países do MERCOSUL – análise comparativa da Legislação”, desenvolvida em parceria da UNESCO no Brasil e o MEC. A pesquisa buscou analisar, comparativamente, os dispositivos legais que determinam e balizam as políticas públicas de educação infantil no conjunto de países que integram o bloco.

Entre as temáticas propostas pelo seminário estão os desafios para a implementação de políticas públicas na área e a troca de experiências dos países para a inclusão e a diversidade na educação primária.

Espera-se que o encontro entre pesquisadores, ministros de Educação dos países do MERCOSUL e professores convidados contribua com o processo de universalização da pré-escola e com a ampliação da atenção às crianças de 0 a 5 anos, por meio da socialização da legislação de todos os países, entre outras ações.

Estimulando a mobilidade, o intercâmbio e a formação de uma identidade e cidadania regional, o objetivo é alcançar também, uma educação de qualidade para todos, com atenção especial voltada aos setores mais vulneráveis.

Acesse a programação do evento no site da UNESCO no Brasil, clicando aqui.

Mais informações:

UNESCO no Brasil – gcomunicacao@unesco.org.br
Ana Lúcia Guimarães, (61)2106-3536, (61) 9966-3287, a.guimaraes@unesco.org
Roberta Pinheiro, (61) 2106-3538, roberta.pinheiro@unesco.org.br

Deixe uma resposta