Domingo é dia de cinema – Um dia frio, um bom lugar para ver um filme…

Por Kelly Tiburcio

odeon2

Boa parte dos cariocas já sabem. Domingo é dia de cinema! No último, dia 25 de maio, mesmo com chuva e frio, cerca de 200 pessoas quase lotaram a sala do Cine Estação de Botafogo. O homenageado do dia foi o documentarista Silvio Tendler, com a exibição do filme “Encontro com Milton Santos ou a globalização vista do lado de cá”. O evento foi prestigiado com a intervenção artística da dupla de Mc’s Júnior e Leonardo. Os cantores de funk contaram através das músicas suas histórias pessoais e encantaram a plateia com o retrato da vida nas favelas cariocas.

Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de CáDepois, teve início o surpreendente documentário, que mostra o geógrafo, pensador e intelectual Milton Santos de maneira pouco convencional. Ele aparece sem os famosos ternos, com roupas mais descontraídas, revelando seus pensamentos políticos e sua intimidade como nunca. No filme, ele apresenta uma visão crítica da globalização. Mostra esse processo tal como é, como as propagandas o divulgam e sustenta a tese de uma outra globalização, que respeite as culturas e os povos.

Após a exibição teve início um debate. Além do diretor do filme, estiveram presentes o cantor Marcelo Yuka e o professor da UFF, Carlos Walter Porto. Os debatedores apresentaram questões como a dificuldade de se exibir produções nacionais alternativas nos cinemas brasileiros; a concentração de cinema em shoppings somente da região metropolitana; e a belíssima capacidade de Tendler construir uma obra intelectual própria a partir da obra do outro. Ao final, ocorreu no térreo do cinema uma sessão de autógrafos do livro Não se preocupem comigo, uma biografia de Yuka, ex-integrante do Rappa que foi vítima de um acidente.

odeon1
Carlos Walter, Silvio Tendler, Marcelo Yuka e Leon Diniz, organizador do evento

Deixe uma resposta