Prezados Moradores e Amigos das Comunidades do Complexo de Acari,
Pela primeira vez, pelo menos do caso de Acari de 1990, policiais acusados da morte de moradores de nossa comunidade sentam no banco dos réus e muito provavelmente serão condenados a uma pena rigorosa.
Há 17 anos, desde o Caso Mães de Acari, que crimes cometidos por agentes de segurança de Estado tem ficado sem solução e continuam impunes. Atualmente, além do Caso Lindomar&Rafael há mais tres casos na Justiça: Mães de Acari, Pequeno Maicon e Vitorhugo. Sem falar nas centenas de outros casos,nesses anos todos, que sequer sairam das gavetas das delegacias onde estão em arquivo morto como Auto de Resistência.
Embora seja o caso mais recente, Lindomar&Rafael é primeiro a conseguir ir a júri, não só graças ao empenho e a luta das famílias,amigos, testemunhas das vítimas( o que não falta também nos outros casos) mas também pelo zelo profissional de dois policiais: um delegado de policia e uma perita que pura e simplesmente cumpriram ser dever de servidores público pagos pelo dinheiro do povo.
Um julgamento justo é a condenação exemplar dos policiais assassinos do jovens Lindomar e Rafael pode ser o começo do fim da impunidade de outros policiais autores de chacinas e execuções sumárias e nossas comunidades e deve servir também para encorajar famílias de outras vítimas á ação e luta por justiça no caso de seus filhos martirizados.
Talvez possa até mesmo por um freio nesta cruel e covarde série de mortes violentas em ações policiais que neste oito meses de 2007 já quase 50 jovens acarienses com claras evidencias de execuções sumarias, ou seja, assassinatos.
Um povo não consegue se organizar nem lutar por seus direitos e cumprir seus deveres se não estiver informado. Informar aos 99,9/° de moradores acarienses do julgamento dos policiais assassinos de dois dos nossos jovens moradores é um dever de liderança comunitária, um exercício do direito do povo a ser informado, mas, se organizar e lutar para prevenir, reduzir e acabar com todas as formas de violência, que não é só a policial, contra nossa comunidade é dever de toda gente acariense.
A Dignidade da Familia Acariense, o Amor, a Saudade e a Memória de nossos entes queridos clamam por JUSTIÇA e esperem da gente Luta por Justiça numa Resistência Pacifica em busca de uma Paz definitiva para nossa Comunidade.
Só lembrando que: O Rico Quer Paz Para Continuar Rico, O Povo Quer Paz Para Continuar Vivo. (faixa da Rede)
Paz Sem Voz, Não É Paz, É Medo! (Marcelo Yuka)
Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência