Carta Pública – X Congresso Brasileiro e VII Internacional de Terapia Comunitária Integrativa

“Temos de mudar a consciência, potencializar os afetos, mas tudo isso deve ser acompanhado pela possibilidade de mudança. É antiético não fazê-lo”. (Paulo Freire)

X Congresso Brasileiro e VII Internacional de Terapia Comunitária Integrativa: A Força da Inteligência Coletiva Salvador – BA, setembro 2019

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como parte da Medicina Tradicional e Complementar, atuam no tratamento e prevenção de doenças, promoção e manutenção da saúde, priorizando a qualidade de vida.

A Terapia Comunitária Integrativa – TCI, prática de saúde genuinamente brasileira, reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma PICS, há de mais de 30 anos contribui para a construção da solidariedade, do fortalecimento de vínculos e da promoção da saúde das pessoas, famílias e comunidades em todo o território nacional e mais 25 países da América Latina, Europa e África. Por ser uma prática democrática, com regras que garantem a liberdade de expressão sem medo de julgamento, independente de raça, credo e/ou posicionamento político-partidário, permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar recursos e competências de indivíduos, famílias e comunidades.

O X Congresso Brasileiro e VII Internacional de Terapia Comunitária Integrativa (11 a 14 de setembro de 2019, Salvador, Bahia) reuniu mais de 400 terapeutas, lideranças comunitárias, estudantes e profissionais das mais diversas áreas, que partilharam experiências exitosas em PICS. Durante quatro dias, aprofundaram reflexões teóricas, puseram em dúvida as certezas, fortalecemos os vínculos, renovamos nossa esperança e sobretudo despertamos para a corresponsabilidade na defesa e garantia da promoção da saúde para todos e todas.

Nós, participantes deste congresso, representando a Rede com terapeutas comunitários/as espalhados/as em todas as regiões do Brasil, cuidadores e cuidadoras da vida, aprendemos, na TCI, que “quando a boca cala o corpo fala”. Seguindo esse princípio, queremos dizer que temos consciência sobre o atual cenário político nacional que ameaça o Estado democrático de direito e muitas das conquistas do povo brasileiro, particularmente nossas políticas públicas. E, é exatamente nesse momento, que consideramos necessário compartilhar com todos/as nosso firme posicionamento em defesa do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, O SUS, gratuito, público e de qualidade para todos/as, com oferta e acesso a uma ampla gama de tecnologias e serviços de saúde, incluindo as Práticas Integrativas e Complementares, PICS.

Salvador, 14 de setembro de 2019

Deixe uma resposta