Caravana à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) do MST

Uma das atividades da ENFF: seminário sobre vida e obra do peruano José Carlos MariáteguiA Casa da América Latina convida a todos a participar da Caravana de Solidariedade a Escola Nacional Florestan Fernandes (SP). A visita tem como objetivo conhecer, cooperar e principalmente divulgar os trabalhos desenvolvidos pela ENFF – entre eles uma parceria de intercâmbio com 76 jovens do Haiti, por meio da Via Campesina.

A saída será dia 4 de fevereiro, às 23h, na Cinelândia. Chegada à ENFF dia 5. Retorno ao Rio de Janeiro no mesmo dia, às 21h, também na Cinelândia. O custo por pessoa é de R$70, já incluindo café da manhã e almoço na ENFF. Os interessados em compor a caravana devem entrar em contato com Valmiria Guida, tel. (21) 8678-7934 ou Carmen Diniz, tel. ( 21) 8480-1284, até dia 26 de janeiro.

“Mais do que uma visita, estaremos efetivando uma bela ação de solidariedade”, afirmam os organizadores.

Intercâmbio entre ENFF e Haiti

Exatamente há um ano, em 12 de janeiro, o Haiti sofreu o pior terremoto da sua história, matando cerca de 220 mil pessoas. Os tremores deixaram mais de 1,5 milhão de desabrigados. Além dessa catástrofe, hoje os haitianos lutam contra a epidemia de cólera, contabilizando um número superior de 4.000 de mortes, com várias pessoas contaminadas.

O Movimento dos Sem Terra (MST), que tem uma comissão de militantes na região, trabalhando na cooperação da reconstrução do País, especialmente na área rural, articulou o intercâmbio Brasil/Haiti, pela Via Campesina.

No dia 27 de setembro de 2010, 76 jovens haitianos desembarcam em São Paulo e foram acolhidos pela ENFF/Via Campesina. O objetivo dessa estada de um ano é a aplicação de noções básicas de português, geografia, entre outras disciplinas. Posteriormente irão para diversas regiões, onde terão contato com as cooperativas, bancos de sementes, produção agroecológica, técnica de captação e armazenamento de água, entre outras técnicas, que utilizarão quando retornarem ao seu País.

Para conhecer de perto a história desses 76 jovens haitianos, que se encontram no Brasil, convidamos a todos a integrar a Caravana de Solidariedade à ENFF, Via Campesina e ao Haiti.

Com este intercâmbio, a Via Campesina Brasil e os movimentos camponeses haitianos resgatam o exemplo de Dessalines, Pétion, Miranda e Bolívar, dando continuidade à trajetória de solidariedade entre os povos do Caribe e da América Latina, que não necessitam de exércitos de ocupação e promessas de lucro para se efetivar.

Relacionados
Acesse a página da Associação dos Amigos da ENFF.

Um comentário sobre “Caravana à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) do MST”

  1. Pingback: Tweets that mention Agência ConsciênciaNet » Caravana à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) do MST -- Topsy.com

Deixe uma resposta