Brasilianista alemão trata de Imaginário Brasileiro e Horizontes Atlânticos nesta quarta (7)

Na próxima quarta-feira, dia 07 de outubro, das 10h às 13h, o Prof. Dr. Christian Hausser dará a palestra “Verdade histórica sobre a intransferibilidade do imaginário europeu para o Brasil do Século XIX abre novas perspectivas brasileiras no horizonte atlântico do Século XXI”. O tema será tratado por este brasilianista alemão, Doutor em História Latino-Americana pela Universidade de Hamburgo, a qual está vinculado como pesquisador.

O Prof. Hausser está em viagem ao Brasil para finalizar a edição de seu livro sobre o tema, que será lançado na Alemanha no próximo ano. O encontro se dará durante reunião do Grupo de Estudos Imaginar&Fazer, interface do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (NETCCON/ECO/UFRJ) com a Sociedade e o Mercado.

A pesquisa do especialista comprova, após exaustivas pesquisas historiográficas, o engano cometido pelas “opiniões correntes na historiografia hegemônica que acusam a América Latina em geral, e portanto também o Brasil, por uma suposta falha que teria ocorrido no século XIX na transferência e adaptação desta região ao imaginário europeu”.

Hausser afirma: “Esta suposta falha teria sido, também de acordo com estas opiniões correntes, responsável por um também suposto atraso da região em comparação aos países do Atlântico Norte. O que encontrei no estudo historiográfico mais profundo, no entanto, revela que o Brasil sempre fez parte de um horizonte geográfico maior, com um imaginário próprio, que lhe permitiu e permite conceber-se de maneira cultural distinta no contexto global do mundo de hoje e, portanto, com novos e amplos horizontes atlânticos no século XXI”.

O Prof. Dr. Christian Hausser, de 39 anos, é doutor em História Latino-Americana pela Universidade de Hamburgo. Natural de Stuttgart, Alemanha, onde vive, formou-se em História e em Filosofia nas Universidades de Tuebingen, em seu país, e do Minho, Portugal. É autor de vários artigos sobre história brasileira. O seu livro “No caminho da civilização: História e conceitos de desenvolvimento social no Brasil (1808 a 1871)” será publicado na Alemanha no ano que vem.

Esta palestra está vinculada à linha de pesquisa do NETCCON dedicada à questão Cultura de Comunicação, Globalização de Mercados e Não-violência nas Relações Internacionais e Multiculturais, tema que está levando, em dezembro, o Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques, coordenador do NETCCON, à Polônia, conhecida durante séculos como uma ponte entre o Leste e o Oeste.

Na Polônia, o Prof. Evandro fará uma série de conferências a convite da Universidade de Varsóvia, durante o Colóquio dos 30 Anos da Seção Brasileira do Instituto de Estudos Íberos e Íberos-Americanos; e no Centro de Estudos Latino-Americanos, da Universidade Yagueilloniana, Cracóvia, da Universidade de Wroclaw e da Universidade de Poznañ. Estas são as quatro maiores universidades daquele país. Contatos com o autor e com o coordenador do NETCCON pelo email pauta@consciencia.net

_______________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de participação: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando. [www.consciencia.net/agencia]

Deixe uma resposta