Brasil lidera pesquisa de preocupação com concentração na mídia

Os brasileiros se mostram os mais preocupados com a concentração dos meios de comunicação nas mãos de um ‘pequeno número de grandes empresas do setor privado’, revelou uma pesquisa de opinião sobre liberdade de imprensa feita em 14 países.

A sondagem – encomendada pelo Serviço Mundial da BBC e feita pelas empresas de pesquisa GlobeScane Synovate – avaliou a opinião de 11.344 pessoas por meio de um questionário, informou a BBC Brasil. Segundo o levantamento, 80% dos brasileiros se mostram preocupados com a propriedade das companhias de mídia e acreditam que esse controle pode levar à ‘exposição das visões políticas’ de seus donos no noticiário. Entrevistados de outros países também compartilham da mesma opinião, como no México (76%), nos Estados Unidos (74%) e na Grã-Bretanha (71%).

A sondagem mostrou, no entanto, que ao mesmo tempo em que são os mais preocupados com o controle e a concentração privada na mídia, os brasileiros também fazem a pior avaliação sobre o desempenho dos meios de comunicação financiados pelo governo. Nessa parte do questionário foi considerada a opinião das pessoas em relação à ‘honestidade’ e à ‘precisão’ com que os órgãos de comunicação, públicos e privados, tratam a notícia. Leia mais na matéria da BBC Brasil.

Deixe uma resposta