Baque no monopólio da imprensa

O Instituto Verificador de Circulação (IVC) mediu e divulgou: a tiragem dos jornais de maior circulação do Brasil vem caindo sistematicamente. Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Dia estão entre os que perderam mais circulação, sobretudo neste primeiro trimestre de 2009. Não vendem, nem influenciam tanto quanto antigamente. O Globo, só na última década, perdeu mais de 20% da circulação.
A perda da influência vem associada ao declínio das receitas com publicidade. Segundo o sítio Comunique-se, “em abril o setor faturou R$ 246,9 milhões, 17,1% menos que no mesmo mês do ano passado. Nos quatro primeiros meses deste ano, a queda acumulada é de 9,2%”.
Claro que existe o fator “migração para outras mídias”, mas nem o mais religioso dos seguidores de Ratzinger pode acreditar que todos estão trocando seis por meia dúzia. Quem tem um mínimo de inteligência e senso crítico está cansado das manipulações das corporações de mídia.

6 comentários sobre “Baque no monopólio da imprensa”

  1. É bom demais constatar a queda da mídia burguesa, venal e golpista!
    Vão todos quebrar, assim como já estao quebrando seus afins estadunidenses e europeus. Aliás, já estao todos quebrados, é só uma questao de tempo para desaparecerem.
    Eu a muito tempo nem ligo a tv em casa, vou direto pra web. Jornal impresso e revistas da mídia gorda, nem na banca eu perco meu tempo lendo …
    VIVA A WEB!
    VIVA A DEMOCRATIZAÇAO DA COMUNICAÇAO!

  2. Pingback: Jornalões em queda - Tijolaço - O blog do Brizola Neto

  3. Me dá certa tristeza ver gente como Angeli e Simão estrelar naquela propaganda ridícula da FSP (força serra presidente). “Mosca na Sopa”, sei… O problema é que não é na sopa dos poderosos.

  4. Muito bom saber disso, essa mídia nogenta não merece o respeito de mais niguém.
    Muito melhor saber que muita gente já está acordando para a verdade.

Deixe uma resposta