Audiência pública no Rio abordará a atuação da TKCSA em Santa Cruz

No dia 15 de setembro, quinta-feira, às 10h00, a SEA e o INEA realizarão uma audiência pública com o objetivo de legitimar a concessão da licença de operação para a TKCSA (saiba mais aqui).

Dia 15 DE SETEMBRO, QUINTA-FEIRA, às 10 HORAS.
LOCAL: Colégio Maria Helena Alves Portilho, na RETA JOÃO XXIII, em Santa Cruz.

Os problemas relacionados à TKCSA ganharam algum espaço na mídia, mas a poluição em Santa Cruz permanece a mesma, os moradores do entorno do empreendimento continuam adoecendo e os pescadores artesanais vêm enfrentando dias cada vez mais difíceis.

Mesmo assim, a SEA–Secretaria Estadual do Ambiente e o INEA–Instituto Estadual do Ambiente planejam liberar a licença definitiva de operação para a TKCSA mediante a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Existem muitos exemplos de como os TACs funcionam, normalmente justificam a liberação das licenças, mas na prática não mudam em nada a forma de atuação da empresa.

“Exigimos que os moradores e pescadores artesanais sejam compensados por todos os danos causados pela Usina até hoje e que os impactos socioeconômicos e ambientais da TKCSA sejam seriamente mensurados”, afirmaram manifestantes em comunicado, prometendo barrar as propostas.

Deixe uma resposta