Ato contra a redução da maioridade penal no Rio

Dia 23 de julho, às 9 horas, na Cinelância, Ato contra a Redução da Idade Penal

No próximo dia 23, segunda-feira, a partir das 9h, será realizado na Candelária um grande ato público contra a redução da maioridade penal. O evento será precedido por uma missa, na Igreja da Candelária, em memória das crianças e adolescentes assassinadas no local em uma chacina, no dia 23 de julho de 1993. Logo após a missa, o público sairá em passeata em direção à Cinelândia.

Estão unidas ao redor da questão dezenas de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Um dos principais argumentos das organizações que se posicionam contra a redução da maioridade penal é o de que a participação ativa da juventude na macro-violência é irrisória e tal medida não resolverá o problema da violência no país, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Segundo levantamento da Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal, apenas 0,2% da população entre 12 e 18 anos havia cometido, em 2004, algum tipo de ato infracional, sendo que 73,8% destes eram crimes contra o patrimônio, e não contra a vida. Leia aqui o manifesto de convocação do ato (em PDF).

2 comentários sobre “Ato contra a redução da maioridade penal no Rio”

  1. Sou absolutamente a favor da redução da maioridade! Latrocida é latrocida, não interessa se tem 16 ou 50 anos.
    Com 16, podem votar, fazer filhos, casar, matar, estuprar, mas não podem ser punidos? Hipocrisia!!! Crianças uma pinóia! Com 16 anos eles sabem muito bem o que fazem!
    O argumento mais comum é que sofreram maus tratos, mas e daí? Pq apanhou do pai, tem direito de matar a mãe de outra pessoa e ficar impune? HIPOCRISIA!
    Outro argumento RIDÍCULO é que uma minoria de menores de idade se envolve em crimes hediondos, o que tornaria a lei injusta para a maioria. OUTRO ARGUMENTO ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO!! Se a maioria não comete crime algum, para a maioria não fará a menor diferença se a lei muda ou não, pois continuarão sem cometer crimes. O que a sociedade não pode aceitar, é que alguns demagôgos que NUNCA sofreram abusos por parte de uma “criancinha” de 17 anos, decidam pela sociedade como um todo, e a opinição pública está mais que clara: BANDIDO É BANDIDO, INDEPENDENDENTE DA IDADE! Pois se o argumento de que a “criança” de 16 ou 17 anos sofreu abusos e maus tratos, o mesmo argumento vale pra quem tem 18, 19, 30, 40 anos, pois o trauma não desaparece da noite pro dia! Então, vamos punir todos os latrocidas, sequestradores e estupradores com “medidas sócio educativas”, com no máximo 3 anos de detenção? MARAVILHA! As ruas ficarão mais seguras com isso!

Deixe uma resposta