Até n’O Globo: “OAB do Rio diz que movimento ‘Cansei’ é golpista”

Publicada em O Globo, 31/07/2007 às 16h58m

Lançado em São Paulo para protestar contra a crise do setor aéreo, o movimento “Cansei” dividiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Enquanto o presidente da OAB paulista, Luiz Flávio D’Urso, define o ‘Cansei” como um movimento cívico, apartidário e apolítico “a favor do povo brasileiro, da cidadania e do Brasil”, o presidente do OAB fluminense, Wadih Damous, classifica o protesto como um movimento golpista e de extrema-direita.

– A OAB do Rio lembra que, em determinados momentos da vida nacional, a extrema-direita já se assanhou, como agora está se assanhando novamente, e que isso não fez bem ao país. O ‘Cansei’ é um movimento de fundo golpista, estreito e que só conta com a participação de setores e personalidades das classes sociais mais abastadas do estado de São Paulo – afirma.

Segundo Damous, a OAB do Rio não considera esse movimento de caráter nacional. Diz que a seccional da Ordem cobra a regularização dos serviços do sistema aéreo e tem defendido os usuários, como na proposta de instalação de Juizados Especiais nos aeroportos, mas frisa que o movimento tem provocado reações até mesmo de setores conservadores esclarecidos. Segundo ele, o ‘Cansei’ estaria tentando tirar proveito do acidente com o avião da TAM para fazer política.

– É, na verdade, um movimento estritamente paulista. A OAB do Rio de Janeiro quer, sim, e cobra das autoridades rigorosas investigações em relação ao lamentável acidente da TAM no aeroporto de Congonhas. No entanto, não aceita que essa tragédia seja utilizada de forma golpista das classes mais abastadas de São Paulo – afirma.

Deixe uma resposta