Até 9 de março: inscrições abertas para a Escola de Fotógrafos Populares de 2012

Do NPC, do Rio de Janeiro

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Escola de Fotógrafos Populares. O curso, realizado pelo Programa Imagens do Povo, já formou quatro turmas desde sua criação, em 2004, e agora chega a mais uma edição. A Escola de Fotógrafos Populares tem como objetivo capacitar alunos de comunidades populares a desenvolver, através da fotografia documental, um olhar crítico sobre seus territórios de origem. Ao longo do curso, cada aluno é estimulado a produzir ensaios fotográficos sobre aspectos pouco veiculados da vida nas favelas, em oposição à visão estigmatizante com que a grande imprensa freqüentemente trata o tema, associando as comunidades populares apenas ao tráfico e à violência.

Além do ensino básico e aprofundado de técnicas fotográficas e edição de imagens, o programa de aulas promove discussões que abrangem desde a questão dos direitos humanos à construção do olhar e do uso da fotografia como forma de percepção e expressão.  

Os interessados em participar da Escola de Fotógrafos Populares devem entrar em contato com o Programa Imagens do Povo através do email contato@imagensdopovo.org.br. A partir deste contato, será enviada a ficha de inscrição. O prazo para se inscrever vai até o dia 9 de março. Após este prazo, serão agendas entrevistas com os inscritos, que participarão do processo seletivo para a turma 2012 da Escola de Fotógrafos Populares. A prioridade será dada aos moradores de favelas e espaços populares em geral e as vagas estão destinadas aos jovens a partir dos 16 anos, que tenham o ensino fundamental completo.

Deixe uma resposta