Ataques de Israel a Gaza já mataram pelo menos 15 pessoas

Pelo menos 15 pessoas morreram em um ataque promovido pelo Exército de Israel a Gaza ontem (9/3) e hoje (10/3). Relatos dão conta de que os 15 mortos são todos palestinos. Dos 70 feridos registrados pela imprensa até o momento, quatro são israelenses e os todos os demais palestinos, incluindo civis.

Correspondentes internacionais afirmaram que este foi um dos piores surtos de violência em muitos meses.

Um porta-voz militar israelense disse que o alvo era Zohair al-Qaisi, secretário geral dos Comitês de Resistência Popular (CRP), acusado por Israel de estar por trás de uma série de ataques perto da fronteira com Israel e com o Egito no ano passado, em que oito israelenses foram mortos. Dez dos autores dos ataques e cinco soldados egípcios também morreram.

No ataques das últimas 48 horas, dezenas de civis palestinos foram mortos ou feridos. Leia os informes da Al Jazeera (aqui), da Prensa Latina (aqui) e da BBC (aqui).

Militarização com apoio norte-americano

Um grupo de especialistas e ativistas norte-americanos calcula que, entre os anos fiscais de 2000 a 2009, os Estados Unidos enviaram para Israel quase 25 bilhões de dólares em Financiamento Militar Estrangeiro (FMF, na sigla em inglês), o termo oficial do orçamenta para ajuda militar.

Com este dinheiro do contribuinte, os Estados Unidos licenciaram, pagaram e entregaram mais de 670 milhões de armas e equipamentos relacionados a Israel, no valor de 18,866 bilhões de dólares através de três grandes programas de transferência de armas durante este mesmo período. Saiba mais em weaponstoisrael.org e endtheoccupation.org

Deixe uma resposta