‘Aqui a gente não quer luxo, a gente quer o necessário’, diz morador da Providência (RJ) atingido pelos megaeventos esportivos

Aqueles que deveriam dar moradia as derrubam. O dinheiro dos impostos para isso serve no Rio de Janeiro: atender o interesse dos poderosos.

“O morador só vai sentir mês que vem, quando derrubarem a casa dele. Aí é que eles vão sentir a pata pesada do poder”, diz a moradora, com uma lágrima caindo. Os moradores lembram com carinho de uma praça do Morro da Favela, como era conhecido o Morro da Providência, que existe desde 1860.

Este curta é o início do trabalho de documentação realizado pelo projeto #entresembater, com a intenção de retratar a situação enfrentada pelos moradores que vêm sofrendo ameaças de remoção por parte do poder público no Rio de Janeiro.

O projeto #entresembater se propõe a refletir e problematizar o debate sobre o direito à cidade e a moradia, tendo em vista as possibilidades de ocupação territorial, documentando quatro situações emblemáticas no atual contexto do município do Rio do Janeiro.

Sua participação é importantíssima, através do canal http://www.entresembater.org.br, onde é possível encontrar o material produzido pelos integrantes do projeto e um espaço disponível para quem quiser colaborar com qualquer tipo de mídia.

Conheça, colabore e compartilhe, #entresembater

Deixe uma resposta