ANDES fará um levantamento nas IES sobre a questão relacionada à LGBT

Por Diego Cotta

Antes tarde do que nunca! As seções sindicais das Instituições de Ensino Superior deverão, por deliberação de seu último Congresso, se importar mais com as questões de orientação sexual e identidade de gênero. Já participei do setor de comunicação da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ e vi o quanto esse tipo de organização sindical é fechada, obsoleta e não muito preocupada com as ditas “questões menores”.

Lembro-me muito do início dos movimentos sociais da década de 60, capitaneado pelo feminismo, onde se discutir politicamente questões como emancipação feminina, meio ambiente, gênero e LGBT era considerado como perda de tempo. Depois de mais de 4 décadas, os sindicatos dessas instiuições que deveriam ser a vanguarda da sociedade, começarão a sistematizar os debates acerca dessas problemática. Uma pena.

Abaixo, segue a decisãodo Congresso:

“Conforme deliberação do 28º CONGRESSO do ANDES-SN, realizado em Pelotas-RS, vimos solicitar às seções sindicais que realizem levantamento de estudos desenvolvidos nas Universidades sobre a questão LGBTTT (lésbicas, gays, bissexuais, travesti, transexuais e transgênero). Tal levantamento tem por objetivo compor um banco de dados para subsidiar a diretoria neste campo de discussão ainda bastante incipiente no movimento sindical.

Lembramos ainda que a deliberação do congresso indica a realização de debates sobre o tema durante o mês de junho de 2009 (mês do Orgulho Gay), conforme podemos ver no item aprovado: 41. fazer um levantamento, por meio das seções sindicais, de estudo realizados nas IES sobre a questão relacionada à LGBTTT (lésbica, gay, bissexuais, travesti, transexuais e transgênero) e promover debates sobre o tema durante o mês de junho de 2009. (deliberação do 28º CONGRESSO)

Sem mais para o momento, aproveitamos o ensejo para colocar a Coordenação do GTEGC (GT Etnia, Gênero e Classe) à disposição para contatos referentes à temática.Cláudia Durans cdurans@uol.com.brSocorro Aguiar helpconlutas@yahoo.com.brEdmir Terra edmir@douranet.com.brRoseanie Santiago anie.santiago@bol.com.br

Deixe uma resposta