Entenda como e por que Serra afundaria o Brasil na crise mundial.
PROPAGANDA POLÍTICA DA PIOR ESPÉCIE
Vou parar de ler jornalismo político (ou deveria chamar de partidário?), promessa é dívida. Em peso, jornalistas políticos querem acabar com Dilma a todo custo. Para isso, mentem incessantemente. Eles possuem uma máquina muito mais poderosa, a máquina informativa, oligopolizada por poucas pessoas que pensam praticamente igual.
Lamentável, pois isso não está nem sequer próximo do que poderíamos denominar democracia. Muito menos jornalismo.
“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.”
Joseph Pulitzer (via Evandro Vieira Ouriques)
A GRANDE INVERSÃO POPULAR
“(…) a aprovação do governo Lula e a sua inusitada capacidade de transferência de votos residem num processo mais profundo: o acesso progressivo das classes populares à cidadania.” Artigo imperdível de Daniel Aarão Reis, leia aqui.
NATUREZA EM AÇÃO
“Novas enchentes forçam centenas de milhares a abandonarem cidades no Paquistão” (@bbcbrasil). “Tropical storm hits Mexico” (@AJEnglish). “Guatemala está siendo azotada por la naturaleza de manera considerable” (@teleSURtv).
Todos os países começam a sentir, de modo inacreditavelmente intenso, a reação da natureza. Mas dane-se: mundo quer mais consumo e PIB forte.
Ótima campanha do Pedro Ekman.
COVARDIA EM CAMPOS
“Noventa e cinco trabalhadores foram resgatados durante operação conjunta do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Superintendência Regional do Trabalho e Polícia Rodoviária Federal em fazendas de cana-de-açúcar da região de Campos dos Goytacazes, norte do Estado. Trabalhadores da localidade foram flagrados em condições degradantes de trabalho nas frentes de trabalho inspecionadas. O pagamento das indenizações e verbas rescisórias totalizou cerca de R$ 100 mil.” (via @fazendomedia)
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA ÁUSTRIA
“Na Áustria, existem três mesquitas com minaretes. Nenhuma delas fica na Estíria, estado no sudeste do país reconhecido tanto pela produção do vinho tinto Schilcher como pelo extremismo de direita e a intolerância religiosa. Na última segunda-feira (30/8), o Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ, em alemão) lançou como parte de sua campanha para as eleições regionais, dia 26 de setembro, um videogame online no qual o jogador é convidado a atirar contra mesquitas e almuadéns (arautos que chamam os fiéis para as orações).” (Leia no @operamundi)
“O arrependimento, como o desejo, não procura analisar-se, mas sim satisfazer-se”. (Marcel Proust)
“O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens”. (Guy Debord, A sociedade do espetáculo, teste 4).
TEMPOS MODERNOS
@RenatoKress: “Como você quer que eu mande os dados?”
@GustavoBarreto_: “Manda por APP do LXS/XML integrated HTML connection, pode ser?”
Uma boa semana!
Coluna semanal, atualizada toda segunda-feira, via GBlog e @gustavobarreto_. Sugestões para gustavo@consciencia.net
Jornalista, 41, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis em https://amzn.to/3ce8Y6h). Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0384762289295308.
Pingback: Tuitadas da semana | GBlog