A chegada da Terapia Comunitária à Argentina

A chegada da Terapia Comunitária à Argentina

Desde junho deste ano, tem sido realizadas sensibilizações em Terapia Comunitária na Argentina: uma na cidade de Reconquista, província de Santa Fé, e a outra em Godoy Cruz, Mendoza.

Neste link (clique aqui) e abaixo podem ser vistas reportagens sobre a sensibilização realizada em Reconquista.

A sensibilização é um passo prévio à capacitação de Terapeutas Comunitários. A sua finalidade é a de congregar pessoas que agem na comunidade ou desejam fazê-lo, para partilhar conhecimentos sobre esta tecnologia de cuidado que no Brasil vem produzindo bons resultados.

Tanto no caso de Reconquista como no de Godoy Cruz, a atividade foi realizada por convocatória das respectivas Prefeituras Municipais, interessadas em potencializar a efetividade dos esforços que realizam as organizações populares e o governo municipal, na direção do empoderamento que conduz a uma cidadania mais autônoma, participativa e atuante.

Em ambos os casos, foi sublinhado o valor das ações da comunidade em prol da sua saúde mental, na direção do fortalecimento de vínculos sociais, como forma de diminuir a vulnerabilidade às dependências, à violência, a depressão e à medicalização do sofrimento.

Aguarda-se para o ano de 2012 a realização das capacitações em Terapia Comunitária, em parceria com as prefeituras municipais destas e de outras cidades, como forma de consolidação de práticas comunitárias e municipais em prol de uma cidadania mais ativa e saudável.

Deixe uma resposta