Véus – fotografias de Walter Firmo

No ano em que completa 74 anos de idade, e 54 de carreira, Walter Firmo, considerado um dos maiores fotógrafos brasileiros atuantes, inaugura na Galeria do Ateliê, dia 29 de abril, às 19h, a individual VÉUS, composta de 20 fotografias em preto e branco que revelam uma faceta desconhecida e surpreendente do artista, ícone da fotografia em cor.
VÉUS tem curadoria das artistas visuais Claudia Buzzetti e Patricia Gouvêa, que pesquisaram o acervo de Firmo e escolheram um caminho diferenciado, realizando um recorte de imagens silenciosas, reflexivas e mais intimistas de um artista consagrado pelo uso da cor e por um repertório que privilegia personagens e cenas dos subúrbios, com um estilo naïf e cheio de humor. Grande parte da exposição é composta por fotografias em médio formato, grande parte desconhecidas e algumas inéditas produzidas em recente viagem à Bahia.
Segundo Patricia Gouvêa, que teve em Firmo o primeiro professor de fotografia, “foi Walter quem me apresentou o Brasil das festas populares, dos pequenos detalhes, gestos e delicadezas do cotidiano. Ele introduziu o vírus da paixão pela fotografia na minha veia. Eu queria retribuir organizando uma exposição aqui no Ateliê, onde ele é professor desde a fundação, em 1999. Mas, uma exposição que pouco se revela, criando um estranhamento para que ele pudesse ser visto com olhos frescos. Claudia e eu propusemos o desafio e ele topou na hora, pois tem a capacidade de se reinventar a todo momento”.
Sobre a homenagem, Walter Firmo explica que, “quando Patricia Gouvêa e Claudia Buzzetti me convidaram a me mostrar de outra forma, fui logo avisando que gostaria de revelar um certo outro lado, a terceira margem perversa longe dos arcos-íris, aquele distanciamento oculto embrenhado nas solidões onde o ego tem seu espelho partido. (…)”Véus” é a linguagem de um redescobrimento que intuía e procurava. Sombrio patamar onde me debruço recolhendo meus pedaços na beira de tantas estradas estreitas, bifurcadas, sem acostamento, quase sempre empoeiradas e cheias de buracos. Estranhamentos, repousos, resquícios de “um ano passado em Mariembad”, ou de uma “Passárgada” – onde sou filho do rei, mesmo que ele seja feio e desdentado, totalmente descolorido.”
Serviço:
Véus – Fotografias de Walter Firmo
Exposição de 20 fotografias em preto-branco em médio formato
Abertura: 29 de abril às 19h- ABERTO AO PÚBLICO
A Galeria do Ateliê da Imagem Espaço Cultural fica na Avenida Pasteur, 453, Urca, zona sul do Rio de Janeiro.
Visitação de 30 de abril a 25 de junho
Seg a sex das 10h às 21h30 | Sábados das 10h às 17h30

Deixe uma resposta