V Seminário Nacional: O professor e a Leitura do Jornal

V Seminário Nacional - O professor e a Leitura do Jornal - Faculdade de Educação, Unicamp, 14 a 16/07/2010

Entrevista com o professor Marco Silva.

1 – Na “era digital”, temos os inforricos e os infopobres. Você também destaca o infoanalfabeto, dando a entender que não basta ter acesso às tecnologias digitais online para ser um alfabetizado digital. Qual o perfil do infoanalfabeto?

Paulo Freire tem um entendimento muito profundo sobre o que seja o analfabeto. Para ele, o analfabeto não é meramente aquele que não sabe operar com os códigos da leitura e da escrita. Mais do que isso, é alguém que não sabe lidar com os códigos necessários para se posicionar e interferir criticamente no mundo. Pego carona nesse entendimento para situar o infoanalfabeto ou o excluído digital. Não é meramente aquele que não tem acesso ao computador e à internet, mas aquele que não sabe operá-los para se posicionar e interferir criticamente no espaço e no ciberespaço […] Leia mais clicando aqui.

NPC em 2010: novos cursos

Há 15 anos o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) se constituiu como grupo de apoio e incentivo à comunicação dos trabalhadores visando a disputa de hegemonia na sociedade. Uma disputa que pressupõe o incentivo a…