Qual é o sentido?
O que é que estou a sentir?
Perguntas breves que nos reconectam conosco mesmos, mesmas.
A pergunta pelo sentido quer saber para que, qual a motivação do que faço.
A pergunta pelo sentimento e pela sensação, quer saber se o que estou a sentir está dentro do meu campo de conhecimento.
Todas apontam para a compreensão.
Um agir integrado. Uma ação que nos inclua, e não meramente instrumental. Uma translação ou acontecer da vida no espaço e no modo significativo, por contraposição ao que é meramente habitual ou imposto.
Desfazer a mecanização dos atos, a rotina meramente repetitiva, que nos ausenta do lugar em que estamos e de nós mesmos, mesmas.
A vida passa num instante, ou pode passar. Que estejamos presentes a nós mesmos, mesmas.
Escrever, desenhar, pintar, cantar, amar, viajar, trabalhar, tudo pode ser uma ação plena. Depende de nós. Se eu estiver, será plena. Estarei todo ali.

Doutor em sociologia (Universidade de São Paulo). Mestre em sociologia (IUPERJ-Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Licenciado em sociologia (Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina). Professor aposentado da UFPB. Terapeuta Comunitário Formador. Escritor. Membro do MISC-PB Movimento Integrado de Saúde Comunitária da Paraíba. Autor de “Max Weber: ciência e valores” (São Paulo: Cortez Editora, 2001. Publicado em espanhol pela Editora Homo Sapiens. Buenos Aires, 2005), Mosaico (João Pessoa: Editora da UFPB, 2003), Resurrección, (2009). Vários dos meus livros estão disponíveis on line gratuitamente: https://consciencia.net/mis-libros-on-line-meus-livros/