Acabo de descobrir que eu moro a menos de 2km do Estádio do Maracanã e que, portanto, estou agora sob a Lei da Copa — da FIFA, em outras palavras.
A lei (disponível aqui) é tão estúpida que aborda apenas genericamente o tal do perímetro. Na Copa das Confederações, eu filmei policiais impedido as pessoas de circularem. Qualquer pessoa, manifestante ou não. Chegou-se ao absurdo de a polícia impedir as pessoas de irem para suas casas, por não terem como comprovar que moram ali!
Se acontecer comigo, pode ir me buscar na delegacia. Eu sou antes de tudo CIDADÃO! Me nego a me submeter a uma legislação que não só é injusta e inconstitucional, como foi feita por e para uma entidade representante da máfia internacional.
Jornalista, 41, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis em https://amzn.to/3ce8Y6h). Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0384762289295308.