Retrospectiva Arco-Íris 2009

LOGO GAI 2009_embaixa

O ano de 2009 representou muitas conquistas para o Movimento LGBT em geral. O Grupo Arco-Íris ganhou um novo fôlego com os projetos de prevenção de HIV/Aids, financiados pela fundação holandesa Schorer, Entre Garotos e Laços e Acasos, e com a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Muitas vitórias aconteceram durante este ano! Atividades, projetos, atos públicos, manifestações, declarações… Tudo auxiliou, e muito, o fortalecimento da comunidade LGBT na sociedade não só carioca, mas também brasileira como um todo. Hoje, o estado do Rio de Janeiro é referência de combate à homofobia e promoção da cidadania LGBT. E para coroar todos estes triunfos, o Rio foi eleito Melhor Destino Gay do mundo! Relembre esta trajetória de conquistas:

Campanha Não Homofobia

Iniciativa do Grupo Arco-Íris, a Campanha Não Homofobia já arrecadou mais de 68 mil assinaturas virtuais em prol da aprovação do PLC 122/06 que criminaliza a homofobia no Brasil. Neste ano, tivemos aderências importantes de artistas e celebridades como MV Bill, Lázaro Ramos, Letícia Spiller, Sérgio Britto, Cissa Guimarães, Sandra de Sá, Zezé Motta, Milton Cunha, Taís Araújo, entre outr@s! A iniciativa também ganhou um vídeo publicitário, desenvolvido pela agência de propaganda Giacometti (SP); o vídeo tem duração de 30s e faz uma analogia entre a língua portuguesa e a igualdade.

Lançamento do novo portal do Grupo Arco-Íris

Depois de anos com o mesmo o site, a diretoria do GAI resolveu dar up grade em seu portal. Antenado com as novas linguagens tecnológicas, o Grupo Arco-Íris lançou seu novo portal – www.arco-iris.org.br – no mês de julho como forma de se aproximar de sua comunidade. Lá, o público LGBT encontra dicas, informações e fica por dentro de tudo que acontece referente à cultura LGBT. Acesse!  

Nova sede do Grupo Arco-Íris

O GAI desceu a ladeira de Santa Teresa, onde permaneceu por 1 ano, e se hospedou numa confortável e espaçosa sede na Rua do Senado, 230 – Cobertura no Centro do Rio. Lá, a comunidade se encontra, troca idéias e experiências. Apareça por lá!

Festa dos 16 anos do Grupo Arco-Íris

Comemorada no Centro Cultural Casa de Jorge, a festa dos dezesseis anos do GAI lotou o rústico e simpático espaço localizado no coração da Lapa. A festa foi o fervo e que não foi perdeu uma grande celebração! Fique ligad@ porque em maio do ano que vem tem mais! Não fique fora dessa!   

 

 Rio pelo Dia Mundial de Combate à Homofobia

Para celebrar o 17 de maio – dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou a retirada do código 302.0 (homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças – o GAI juntamente com outras ONGs LGBT e em parceria com o Governo do Estado realizou um conjunto de ações que foram desde apresentações de pesquisas, vídeos, mesas-redondas, seminário até o ATO PÚBLICO, onde ofertaram flores para @s freqüentadoras (es) da Praia de Ipanema.

Mês do Orgulho LGBT – 28 de Junho

Em parceria com o Governo do Estado e com outras entidades de proteção dos direitos LGBT do Rio de Janeiro, o Grupo Arco-Íris realizou um conjunto de atividades como oficinas, mostra de filmes, exposições, rodas de conversas, mobilizações comunitárias, culto ecumênico, atos públicos, entre outros. No dia 28 de junho, ativistas levaram girassóis ao Corcovado e depositaram as flores aos pés do Cristo Redentor, “pedindo piedade a esta gente careta e covarde”, numa emocionada reverência ao Cazuza. 

 

retrospectiva

 

Mês da Visibilidade Lésbica

Para celebrar o 29 de agosto – Dia da Visibilidade Lésbica – o GAI se juntou com outras organizações mistas e específicas de mulheres lésbicas e bissexuais para organizar a 1ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro e lançar o Fórum de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro. No decorrer do mês de agosto, ocorreram uma série de atividades: feijoadas, oficinas, baile de máscaras, saraus, futebol, entre outros.

Rio Melhor destino Gay

Depois do título de cidade mais cordial do mundo, proferido pelas universidades de Michigan e da Califórnia, e da eleição do Cristo Redentor como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Rio de Janeiro concorre a mais um título para sua coleção: o de melhor destino gay do planeta, em eleição promovida pelo Logo, canal americano da MTV voltado para o público LGBT. E ganhou!

14ª Parada do Orgulho LGBT Rio

Até São Pedro participou! A Parada LGBT Rio aconteceu debaixo de chuva e surpreendeu pela animação de 1,2 milhão de participantes. O prefeito Eduardo Paes, pela primeira vez na história do município, deu uma coletiva de imprensa em prol da manifestação e o Governador Sérgio Cabral, acompanhado de sua esposa subiu no trio oficial. Marcou presença o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; a atriz, Letícia Spiller e os cantores Tico Santa Cruz (Detonautas) e Teresa Cristina.

A Programação Oficial da Parada esse ano contou com mais de 50 eventos como debates, mostra de filmes, shows, festas, exposições, que fazem da Parada do Rio o maior festival LGBT do país. O cenário político do Rio de Janeiro auxilia na produção da festa. Pela primeira vez, a Parada contou com a participação das três esferas governamentais de maneira bastante pró-ativa: Prefeitura do Rio, Governo Estadual e Federal, o que implicou em atividades em espaços culturais da cidade, administrados por órgãos do poder público.

8º Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos

Ocorreu no Teatro João Caetano e contou com personalidades, instituições, empresas e pessoas com destaque na promoção dos direitos de LGBT ao longo de 2008/2009. Convidada pelo Grupo Arco-Íris, a cantora Alcione prestigiou os convidados com o show de abertura da premiação.  Entre as atrações musicais estiveram presentes também as cantoras Leila Maria e Zezé Motta, como participações especiais. 

Dentre os premiados, destacaram-se o ator Sérgio Britto, na Categoria Especial, por ter assumido publicamente sua homossexualidade; a Revista O Globo, pela capa com a drag queen Rose Bombom e o programa Profissão Repórter, que exibiu as dificuldades de um casal de lésbicas em receber dupla-maternidade de seus filhos, ambos na Categoria Imprensa; o rapper MV Bill, na Categoria Atitude, por ter utilizado imagens da Parada do Orgulho LGBT-Rio em seu mais recente trabalho; e o Google Brasil,  na Categoria Responsabilidade Social, por criar layout especial em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBT (28 de junho), em sua homepage.

Projeto Laura Di Vison Auto-Retrato

Os teatros do Rio abriram suas cortinas para a cultura LGBT carioca. Pela primeira vez na história da cidade, divas da cultura LGBT como Jane Di Castro, Lorna Washington, Camille Ka, entre outras, ocuparam aquele que é o seu lugar de direito: o palco das principais salas de cultura do Rio. Foram 9 espetáculos encenados em importantes palcos cariocas, como Teatro Carlos Gomes, Sala Baden Powell, Teatro Gláucio Gill, Sala Cecília Meirelles e Teatro João Caetano. B-A-B-A-D-O!

1º Encontro Carioca de Jovens LGBT

Grupo Arco-Íris e Prefeitura do Rio realizaram este evento para a construção de uma rede de jovens LGBT. O evento foi realizado na sede da Prefeitura do Rio. As atividades  ocorreram nos dia 26 e 27 de novembro. O encontro foi feito por jovens e para os jovens entre 14 e 29 anos e o objetivo foi construir um espaço para a nova militância LGBT, através do debate sobre os novos rumos do Movimento LGBT e de como assumir a tarefa de construir uma rede carioca de articulação. Faça parte desta rede você também!

 

 

Um comentário sobre “Retrospectiva Arco-Íris 2009”

  1. Pingback: Retrospectiva Arco-Íris 2009 | Inclusive

Deixe uma resposta