Pastoral de Favelas mobiliza para as eleições do Conselho Tutelar 2015

Por Bruno Lima

presentes_1oencontro
Participantes do 1º Encontro do Vicariato Suburbano

A Pastoral de Favelas assumiu, para este ano, a tarefa de contribuir na divulgação e mobilização da comunidade cristã para a próxima Eleição dos Conselheiros Tutelares. A decisão foi tomada a partir da perspectiva da importância de uma maior inserção da Igreja na Sociedade, apontada, a propósito, na Campanha da Fraternidade 2015. Foi fundamental, para essa postura, reconhecer que o Conselho Tutelar é um importante espaço de atuação direta dos cidadãos nos campos social e político. 

Para isso, estão sendo organizados os Encontros Vicariais. Eles têm como objetivos:

1- Divulgar, refletir e debater o papel do Conselho Tutelar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes;

2-  Divulgar a realização e a importância das Eleições dos Conselheiros Tutelares em 2015;

3- Sensibilizar e estimular a participação no processo eleitoral, incentivando candidaturas e o  envolvimento dos cristãos nas campanhas eleitorais.

O 1º Encontro do Vicariato Suburbano

O Encontro contou com a participação de 23 pessoas, de três Paróquias, pertencentes a três foranias das oito existentes no Vicariato Suburbano. Ainda que sem a representatividade de todo o Vicariato, a atividade caracterizou-se pela qualidade do debate, tendo contado com ampla participação e interesse dos presentes. Ao final foram feitos vários encaminhamentos, e os presentes ficaram responsáveis pelas diversas atividades. Dentre elas estão promover a divulgação, via Facebook e encontros, da importância do Conselho Tutelar e da participação em seu processo eleitoral.

IGREJA

O 1º Encontro do Vicariato Suburbano para discutir a importância do Conselho Tutelar aconteceu na Paróquia da N. S. da Apresentação, em Irajá, a mais antiga do Rio de Janeiro, de 1613.

Deixe uma resposta