O vídeo de 2008 mostra como os catadores criaram suas cooperativas, quais as dificuldades enfrentadas nesse processo e como é o dia-a-dia de pessoas que transformam o lixo em fonte de renda.
Os integrantes da Cooperativa de Catadores de Arujá (CORA), de São Paulo, denunciaram à época que, apesar de darem conta de quase 90% do lixo da cidade, recebiam apenas 11% dos recursos, enquanto as grandes empresas ficavam com quase todos os recursos.
Conheça o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR): www.mncr.org.br
Gustavo Barreto, 44, é jornalista com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com 16 anos de experiência em organismos internacionais. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira. Saiba mais: https://gustavobarreto.me
