Fez-se essa pergunta várias vezes, naquele dia. Uma delas, na sala de espera da Unimed, enquanto olhava para as pessoas que, como ele, esperavam sentadas. Eu já fui alguém assim, pensou. A andar pelo mundo, resolvendo problemas, dando conta de tarefas. O que foi que mudou, verdadeiramente? se perguntara pela manhã, também. Nessa ocasião, na sua casa, enquanto olhava para o estojo de cores pastel, recém-comprado na papelaria do bairro.
O que é que mudou, verdadeiramente? Estou mais velho, pensou. As limitações. A proximidade da morte (xô!). Mas dentro de mim, pensava, nada mudou, continuo sendo aquele mesmo que em outros tempos, em outros anos, em outras etapas.

Doutor em sociologia (Universidade de São Paulo). Mestre em sociologia (IUPERJ-Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Licenciado em sociologia (Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina). Professor aposentado da UFPB. Terapeuta Comunitário Formador. Escritor. Membro do MISC-PB Movimento Integrado de Saúde Comunitária da Paraíba. Autor de “Max Weber: ciência e valores” (São Paulo: Cortez Editora, 2001. Publicado em espanhol pela Editora Homo Sapiens. Buenos Aires, 2005), Mosaico (João Pessoa: Editora da UFPB, 2003), Resurrección, (2009). Vários dos meus livros estão disponíveis on line gratuitamente: https://consciencia.net/mis-libros-on-line-meus-livros/