O que é liberdade?

Liberdade refere-se a garantias pessoais do ser humano e o seu livre exercício de poder e direitos. Ela depende de experiências e opiniões pessoais. Alguns acreditam que ser livre é viver sem miséria. Há quem diga que é ter o direito de questionar as autoridades. Ou, ainda, ter o direito de mudar de opinião livremente.
O homem livre poderia mudar pensamentos e atitudes, ou reagir a situações que lhe desagradam. Ele poderia permitir diferentes tipos de influência. A liberdade de uma pessoa não deve inibir a de outra, pois todo homem livre tem o mesmo direito garantido por lei. Ninguém está acima da lei, porque se é lei já significa um acordo social resultado de uma histórica maturação social. Portanto, não cabe refutação da lei.
Liberdade de Expressão (2)
A história da liberdade de expressão nos conta que ela nos é dada para ser compartilhada, porque foi conquistada num longo caminho da humanidade. Todos os tipos de ideias, opiniões, religiões, invenções, pensamentos tiveram um longo curso até ficarem como estão hoje.
Esta liberdade se expressa através de música, roupas, palavras, discursos, livros, etc. A sociedade americana é a que se baseia mais na liberdade de expressão para a democracia, segundo o discurso dominante. Diferentemente de muitos países, os Estados Unidos da América garantem esses direitos desde sua constituição federal. Seu modelo de comunicação se tornou referência para todo o ocidente, nalguns casos até em outras regiões, mas no decorrer do tempo o interesse econômico foi prevalecendo enquanto sistema de informação. Muitas vezes, nos dias de hoje, a liberdade de imprensa é superada pela liberdade de empresa. Em nome da objetividade e imparcialidade, propagada pelos grandes de meios de comunicação, relações escusas e escolhas nos bastidores prevalecem acima da veracidade. Mas, apesar de tudo, sem esta liberdade de expressão maquiada as gentes talvez tivessem pouco crescimento do direito. De fato, o direito humano cresceu enormemente com a consolidação da liberdade de expressão.
Liberdade de Escolha (3)
Liberdade de escolha significa fazer escolhas livremente. Qualquer decisão ou qualquer pessoa pode fazer escolhas baseadas em preferências pessoais. Pequenas ou grandes decisões são influenciadas pelas suas escolhas tomadas livremente. Por exemplo, no Brasil ou em país de liberdade mais desenvolvida, nós podemos escolher onde estudar, trabalhar, qual religião seguir, qual cidade viver, quem eleger, ou o que fazer com o corpo. Apesar de elementos sócio-culturais econômicos muitas vezes determinarem essa escolha. Em suma, a liberdade de escolha deve fazer parte de nossas vidas.
(*) Durval Peçanha é jornalista, professor e militante da Educafro.

Um comentário sobre “O que é liberdade?”

  1. Liberdade é muito mais que falar ou pensar.Uma pessoa que sente fome ou não sabe ler ou escrever,essa é realmente liberta?
    O ato de monopolizar também não é um ato de liberdadse,pois priva o concorrente de fazer uma luta igual.

Deixe uma resposta