O Brasil até agora está no lucro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) saltou uma nota sobre o crescimento econômico na Zona do Euro e dos Brics. Não há surpresa nenhuma. Até a metade da década, os países da Zona estarão passando apuros em suas economias. Uma exceção pode ser ainda a Alemanha, que a mão de ferro tem conseguido segurar suas economias sem ainda colocar toda as despesas na do contribuinte.  Ao contrário do que vem fazendo os governos italianos, grego e espanhol, que fazem o dever de casa conforme exige o próprio FMI. Se até lá as noticias forem as mesmas, os Brics, países emergentes formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, estarão numa situação econômica bem melhor que a do atual bloco da Europa.
A China é a grande locomotiva do grupo, mesmo com a crise tem um crescimento entre 9%  e 11% ao ano. A Rússia vem em seguida, em torno dos 7%, e logo depois Índia, Brasil e África do Sul. Se o ritmo for mantido nessa média, a crise que assola a Europa chegará nos países desse bloco não tão forte como no continente europeu.
Particularmente o Brasil poderia estar numa situação muito melhor, se não fosse algum pequeno pecado praticado pelos nossos governos atuais e passados. Enquanto isso a China aproveita o seu momento econômico, desvalorizando sua moeda e investindo pesado em infra-estrutura como portos, rodovias e incentivos fiscais onde outras multinacionais possam instalar suas fábricas. Por outro lado, a China paga por não pensar nas questões ambientais, e hoje é o maior poluidor da terra. Mas, voltando ao Brasil, tudo indica que o nosso crescimento deverá estar em torno dos 2% a 3% ano. Parece pouco, se pensarmos que o bloco europeu sequer atingirá 1%.
Um fator que nos atrapalha em particular é a educação. Isso se arrasta há anos. A educação brasileira é mais uma questão política estruturada para que o povo esteja desinformado e não vá lutar pelos seus direitos. Poucos são mão de obra qualificada. Em véspera de Copa do Mundo e Olimpíadas, temos ainda que importar profissionais de outros países para ocuparem as vagas em sobram. Vale ressaltar que a iniciativa privada tem dado a sua contribuição nessa  parte.
O Brasil tem condições de crescer acima da média, como aconteceu 2010. Junto com o crescimento econômico não podemos esquecer o lado social, com os atuais programas de transferência de renda e com uma taxa de desemprego das menores da América Latina. Não precisaremos sufocar o povo com medidas impopulares e sem cortes nos serviços públicos. Daí, sim, poderemos enfrentar a crise sem medo. Mas, vigilantes.
Vejamos qual será o próximo susto vindo da Europa.
(*) Fábio Nogueira, militante da Educafro. E-mail – fabionogueira95@yahoo.com.br

Um comentário sobre “O Brasil até agora está no lucro”

  1. Do ponto de vista educação, o povo brasileiro em sua maioria prefere a bagunça no sistema educacional pois lhes convém, afinal ganham títulos sem precisar de esforços. Criaram um factóide que um diploma apenas lhes basta, costumo dizer que um diploma é apenas um pedaço de papel, que não vir acompanhado de CONHECIMENTOS não tem valor nenhum ! Quantas vezes já ouvimos a frase, meu filho tem diproma, com erre mesmo, mas não arruma emprego de jeito nenhum.

Deixe uma resposta