O Movimento Internacional Somos Igreja, por ocasião do sétimo aniversário da eleição do Papa Bento XVI: Solidariedade aos teólogos irlandeses submetidos ao silêncio, e em solidariedade à Iniciativa dos padres da Áustria (“Pfarrer-Initiative)
“O Diálogo dentro da Igreja constitui o único caminho para superar a atual crise, profunda e global, dentro da Igreja Católica Romana”, declarou o Movimento Internacional Somos Igreja.
Ele declara sua solidariedade à “Pfarrer-Initiative” (Iniciativa dos Padres) austríacos e aos vários teólogos reconhecidos e respeitados que foram sumetidos ao silêncio pelo Vaticano, dos quais os mais recentes foram. na Espanha, Juan José Tamayo e Andrés Torres Queiruga, e na Irlanda, Tony Flannery, Sean Fagan, Owen OSullivan e Gerry Moloney.
Estes teólogos foram injustamente silenciados sem o devido processo e em extremo sigilo pela Congragação da Doutrina da Fépelo Vaticano, e em solidariedade com a “Iniciativa dos Padres” austríacos.
Esse movimento internacional de reforma, fundado em 1996, em Roma, também se sente solidário com teólogos como Andrés Torres Queiruga, na Espanha, e tantos outros teólogos na América Latina e no mundo, que têm sido injustamente punidos com o silêncio sem o devido processo e com extremo sigilo pela Congregação da Doutrina da Fé, em Roma. (Para melhor compreensão, cf. os “links” indicados ao final).
Por ocasião do sétimo aniversário da eleição do Papa Bento, o Movimento Internacional We are Church convida todos os católicos a iniciarem um diálogo aberto em torno dos pontos contidos no Apelo publicado em “Pfarrer-Initiative” (Iniciativa dos Padres) que tem obtido resposta positiva de todas as partes do mundo.
“O “Ano da Fé”, anunciado pelo Papa, em comemoração dos 50 anos desde a abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965), deve tornar-se também o “Ano do Diálogo”, declara o Movimento Internacional Somos Igreja.
Em vez de pedir obediência cega, como o fez o Papa Bento, em seu sermão da Quinta-Feira Santa, todos os pontos contidos no apelo “Pfarrer-Initiative” deveriam ser examinados, individualmente e não em bloco. Esse apelo à desobediência foi publicado, primeiro, em junho de 2011, após haver sido tentado, durante cinco anos, um diálogo com a hierarquia, mas sem obter qualquer sucesso.
A Igreja Católica Romana encontra-se agora em crise profunda. Os sete anos do pontificado de Bento estão cada vez mais expondo as debilidades fundamentais de todo o sistema da Igreja Católica Romana: seu governo autocrático, monárquico, sua “sociedade de dois níveis, de padres e de leigos, bem como do rápido crescimento da centralização romana, nos últimos anos, que quase não concede qualquer responsabilidade às igrejas locais.
Desde novembro de 1981, ’quando o Cardeal Joseph Ratzinger foi designado Prefeito da Congregação Romana em Defesa da Fé, o atual Papa tem influído em toda a Igreja Católica, por muito mais tempo e de maneiras mais profundas do que a maioria dos demais papas no Vaticano têm sido capazes de fazer, em toda a história da Igreja. Mas, repetidas vezes, ele provou estar surdo a questões que lhe foram trazidas por bispos, teólogos e tantos leigos do mundo inteiro. A Teologia da Libertação, em particular, foi por ele tratada com suspeita e hostilidade.
No entanto, apesar de tantos obstáculos ao diálogo, o Movimento Internacional Somos Igreja seguirá a trabalhar por uma nova relação com todas as nossas irmãs e irmãos em nossa Igreja, no espírito do Evangelho.
Uma lista com todas as pessoas que, direta ou diretamente, foram investigadas, de alguma forma, submetidas à disciplina ou excomungadas pela Congregação da Doutrina da Fé, sob Joseph Ratzinger (compilação feita por Catholics for Choice”, 2006) aqui será disponibilizada.
Uma lista de 99 teólogos e líderes espirituais, que foram banidos, expulsos ou submetidos ao silêncio por Ratzinger vem incluída no livro de 2011, de Mathew Fox. “The Pope´s War: Why Ratzinger´s Secret Crusade has imperiled the Church and how it can be saved”.
(Trad. Alder J.F.Calado, a partir da versão em Inglês)
Last Updated (Thursday, 19 April 2012 15:21)
En länk till pressmedelandet ligger HÄR.
Krister Janzon

Doutor em sociologia (Universidade de São Paulo). Mestre em sociologia (IUPERJ). Licenciado em sociologia (Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina). Professor aposentado da UFPB. Terapeuta Comunitário Formador. Escritor. Membro do MISC-PB Movimento Integrado de Saúde Comunitária da Paraíba. Vários dos meus livros estão disponíveis on line gratuitamente: https://consciencia.net/mis-libros-on-line-meus-livros/