Norma Bengell: Uma mulher em todas

Reprodução de 'Noite Vazia'
Mulher ousada com talentos pouco vistos nas atrizes de sua época e atuais. Era polêmica com causa e sem perder a elegância. Dançarina, cantora, atriz, diretora, politizada e feminista. Ousou em plena década de 60, nos tempos dos falsos moralismos (vigentes até hoje), sair com seu nu frontal no filme Os cafajestes, do cineasta Ruy Guerra. Depois da primeira exibição o filme foi censurado.
Segundo a própria Norma, a nudez foi um pretexto para censurar o filme que falava de corrupção e drogas dentro da classe média. Me desculpem os moralistas de plantão, mas nunca vi uma cena de nudez tão linda como essa.

Fez o filme O pagador de promessas, de Dias Gomes e dirigido por Anselmo Vasconcelos. Foi o único filme brasileiro a ganhar a cobiçada Palma de Ouro no Festival de Cannes, e foi convite para Norma Benguell trilhar sua carreira internacional, em especial na Europa.
Ainda no Brasil muito antes dos Cafajestes, ela fez uma cena antológica ao lado de Oscarito em O homem do sputnik. Norma fazia uma espiã francesa que era a cara da musa (nem tanto agora), Brigitte Bardot. Vale apena ver.

Fica difícil entender o que leva uma mulher e atriz a ficar de fora do cenário artístico nacional. Não somente ela, há outras (os) com talento e experiência de sobra para passar as novas gerações.
Norma, você deixará muitas saudades. Esse sua despedida da vida não combinou com seu enorme talento. Tomara que não surja outra “Norma”, você é a única. Todas as mulheres têm um pouco de Norma em si. Todas são ousadas e polêmicas como você.
Deixo para os leitores a música que tem a cara dessa atriz extraordinária. Note o quanto ela estava feliz.
Essa será a Norma Bengell que guardarei pelo resto da minha vida. Mulher ousada, destemida e sem perder feminilidade e ternura.

Muitas saudades!!

2 comentários sobre “Norma Bengell: Uma mulher em todas”

  1. Esta cena de Os Cafajestes é muito, muito triste. Concordo plenamente com você, esta é uma das atrizes que fará muita falta à cena e que deixa muitas saudades.

Deixe uma resposta