(do jornal A Nova Democracia)
* * *
Neste vídeo, o repórter do mesmo meio de comunicação sofre ataque inaceitável numa democracia, em qualquer democracia.
* * *
A quinta-feira, 15 de maio, foi marcada por protestos em diversas cidades do Brasil. A maioria das manifestações criticava os gastos do governo com a Copa do Mundo, mas também houve protestos de grupos como profissionais em greve e associações de sem-teto. Mais na BBC.
Na foto, minha, manifestação na Av. Presidente Vargas, no Rio.
* * *
Um dos motivos: naovaisair.com.br
* * *
Um alerta grave da Anistia Internacional, via BBC:
“Trinta anos depois da assinatura da Convenção Internacional Contra Tortura da ONU por 155 países, entre eles o Brasil, a grande maioria dos brasileiros ainda teme por sua segurança ao serem detidos por autoridades, revela um relatório divulgado nesta segunda-feira pela ONG de defesa de direitos humanos Anistia Internacional. Quando questionados se estariam seguros ao serem detidos, 80% dos brasileiros ouvidos pela ONG no levantamento discordaram fortemente.”
Segundo o estudo, trata-se do maior índice dentre os 21 países analisados no estudo e quase o dobro da média mundial, de 44%. Mais aqui.
* * *
SP: Escrivã abusada por policiais é inocentada
Há três anos, o Jornal da Band denunciou um caso de abuso contra uma escrivã dentro de uma delegacia de polícia, em São Paulo. Imagens mostraram a escrivã sendo revistada e despida por homens que a acusavam de corrupção. Agora, para piorar ainda mais o quadro de violações já absurdo, ela foi declarada inocente pelo judiciário. Assista aqui.
* * *
‘Não é crime desobedecer policial em abordagem sem motivo’
Do Consultor Jurídico: “O parágrafo segundo do artigo 240 do Código de Processo Penal diz que a autoridade policial só pode fazer busca e apreensão pessoal se existir fundada suspeita de cometimento de crime ou de ocultação de objetos. A observação fiel deste dispositivo levou o 2º Grupo Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a absolver um usuário de drogas denunciado por se negar à revista pessoal durante abordagem policial feita em Bagé”. Leia aqui.
* * *
Rio: Comissão de Direitos Humanos debate abusos no transporte de detentos
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Marcelo Freixo, realizou na terça-feira (13) audiência pública sobre o Serviço de Operações Especiais (SOE), da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). Uma das responsabilidades do SOE é transportar os detentos para unidades de saúde e para fóruns do estado, por exemplo.
Durante a audiência, foram discutidas as condições de trabalho dos agentes e as frequentes agressões sofridas pelos presos que precisam usar o serviço. Participaram do debate representantes da SEAP, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Mecanismo Estadual de Combate e Prevenção à Tortura e Jivago Novaes, preso durante as manifestações do dia 15 de outubro do ano passado, no Centro do Rio.
“Há uma cultura de violência que precisamos desfazer. Precisamos agir mais diretamente sobre o preparo dos agentes do SOE. Conversei com muitos deles para saber as demandas. Eles me encaminharam uma lista de pedidos que são legítimos, mas os problemas não podem servir jamais para justificar atos de violência. A ouvidoria precisa funcionar”, defendeu o deputado Freixo. Saiba mais aqui.
* * *
Vereador bom é assim
Do jornal Extra: “Em meio ao furacão pela greve dos rodoviários, a Rio Ônibus tentou se defender comentando um post no Facebook do vereador Eliomar Coelho (PSOL).
Retrucando o apoio do vereador ao movimento, o sindicato que representa os consórcios disse que preza pela transparência, que isenção de impostos é uma tendência dos governos estaduais e indicou acesso ao site do Rio Ônibus para ter as planilhas e entender a composição tarifária.
Mas o sindicato não sabia com quem estava se metendo. Ao apregoar sua transparência, abriu a porta para o vereador fazer as perguntas que, sem sucesso, tenta há anos pedir à Prefeitura do Rio.”
Leia a solicitação do vereador clicando aqui.
* * *
Imagem da semana: Santa Teresa, no Rio, neste domingo (18).
Imagem de minha autoria.
* * *
A odisseia de uma garrafa.
Jornalista, 41, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis em https://amzn.to/3ce8Y6h). Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0384762289295308.