Meio século depois, nada mudou

“Zelão”, clássico da MPB, uma das faixas de A bossa romântica de Sérgio Ricardo (1960):
Todo morro entendeu
quando o Zelão chorou.
Ninguém riu, nem brincou
e era Carnaval.

No fogo de um barracão
só se cozinha ilusão,
restos que a feira deixou
E ainda é pouco só.

Mas, assim mesmo o Zelão
dizia sempre a sorrir
que um pobre ajuda outro pobre
até melhorar.

Choveu, choveu.
A chuva jogou seu barraco no chão,
nem foi possível salvar violão
que acompanhou morro abaixo a canção
das coisas todas que a chuva levou,
pedaços tristes do seu coração.

Notícia publicada agora há pouco no Folha OnLine:

“O Corpo de Bombeiros informou por volta das 9h10 desta terça-feira que o número de mortes em decorrência das chuvas que atingem parte do Estado subiu para 15.

“Segundo os bombeiros, a região com maior número de vítimas é o Andaraí, com cinco mortes. Em Vila Isabel, no morro dos Macacos, a corporação afirmou ter registrado outras cinco mortes.

“No morro do Borel, na Tijuca, são duas mortes confirmadas e três pessoas resgatadas com ferimentos após um desabamento. Outros deslizamentos causaram duas mortes ainda em Niterói”.

P.S.: a contabilidade macabra foi aumentando sem parar. Por volta das 13h, as mortes já somavam 50. É esse o Rio de Janeiro que receberá o Mundial de Futebol e a Olimpíada?!

Um comentário sobre “Meio século depois, nada mudou”

  1. Concordo com essa afirmativa de que meio século depois nada mudou. Iria mais adiante, quando os dados foram publicados, a situação tanto no Rio, nos seus morros e arredores, era uma, agora a coisa chegou a ser uma calamidade – os números no morro Niterói, que era só lixo, nem chegou ao seu mínimo, haja vista, que até o presente instante, 13 hs do dia 11/04/2010, as buscas aos enterrados na lama de lixo-terra-barro e detritos, continuam e pelo visto vão demorar muitos dias. Os nossos governantes na realidade, não estão nem ai para essa situação; chegam para a imprensa e dão um desculpa esfarrapada, ignorando totalmente a sua responsabilidade. O Prefeito de Niterói, chegou a dizer que nem sabia do grande lixão no local. O do Rio, diz que quem não sair por bem, sairá à força. É difícil. Serve com lição para todos nós, votar sabendo em quem votar. Vamos banir essa corriola nas proximas eleições. O povo precisa aprender a escolher os seus governantes e legisladores que são os deputados e senadores, incluindo-se os estaduais e vereadores. Temos que aprender de uma vez por todas!joegazio/ajotageAbr/10

Deixe uma resposta