Pinheirinho: ‘Apelo urgente’ e ‘violação drástica’

A ONU deve denunciar a violação de direitos humanos no Pinheirinho e lançar um “apelo urgente” para que as autoridades interrompam a atuação em São José dos Campos, afirmou o jornalista Jamil Chade, do jornal ‘O Estado de S. Paulo’.

Segundo Jamil, a relatora para o Direito à Moradia, a brasileira Raquel Rolnik, “pedirá explicações sobre as ocorrências na região” e “alertará para violação de direitos humanos ao se usar polícia e confronto na reintegração”.

Entre os instrumentos a seu dispor, a relatora pode lançar um apelo público a um governo, uma forma de chamar a atenção internacional para o caso.

* * *

* * *
VIOLAÇÃO DRÁSTICA. Em entrevista à BBC Brasil, o arquiteto brasileiro Cláudio Acioly, coordenador do programa das Nações Unidas para o Direito à Habitação e chefe de política habitacional da ONU-Habitat, criticou a condução da operação e afirmou que, segundo a experiência internacional, remoções forçadas “criam mais problemas (que soluções) para a sociedade”.

Acioly falou em “violação drástica” do princípio básico da moradia adequada.

O especialista questionou a atuação com base no Estatuto das Cidades e na Constituição, que consideram a função social e protegem propriedades menores de 250 m² que permaneçam ocupadas pacificamente por um período de cinco anos ou mais.

* * *
EVENTO “DRAMÁTICO” NO PINHEIRINHO. Na Band News FM, o apresentador Ricardo Boechat lembra que Naji Nahas, “dono” da tal massa falida, quebrou a bolsa de valores do Rio. Sobre o massacre: “Os credores são grandes grupos, grandes grupos, isso é do jogo do capitalismo.”

E dispara: “A urgência da ação mostra apenas quais são as alianças que essas instituições e essa gente têm. Alianças que definitivamente não é com a população e com o povo”.

Boechat manda um recado direto para Alckmin: “Procure na Bíblia que o senhor lê a passagem que lhe dá cobertura moral e ética para fazer o que o senhor fez”. Ouça aqui.

* * *
DEMOLIÇÃO DAS CASAS COM MÓVEIS DENTRO. Mais uma mentira do governo do Estado.

Até cachorro tinha dentro de uma casa. Sofá, TV, brinquedos. Tudo perdido.

* * *
CINEASTAS REPUDIAM AÇÃO NO PINHEIRINHO. “Os cineastas Marco Dutra e Juliana Rojas, de “Trabalhar Cansa”, arrancaram aplausos de um lado e sorrisos amarelos de outro no Palácio dos Bandeirantes. Eles foram reconhecidos como destaque cinematográfico em 2011 pelo júri do Prêmio Governador do Estado, na noite desta terça-feira (24).”

Diz a matéria da Folha: “(…) o cineasta disse que ele e a parceira não conseguem “ser frios” à realidade em volta. E, por isso, precisavam se manifestar sobre algo. Foi a deixa para que Rojas lesse uma “moção de repúdio” à reintegração de posse da área no Pinheirinho, deflagrada pela PM no domingo.”

Estiveram no evento o governador Geraldo Alckmin e o secretário Andrea Matarazzo (Cultura). Alckmin chegou um minuto após a leitura da carta.

Disse Juliana Rojas: “Vence mais uma vez a política do coturno em prol do capital. E o governo do Estado lavou as mãos sobre o caso.” (leia aqui matéria de Anna Virgínia Balloussier) ou veja o vídeo abaixo.

* * *
O DESCASO DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Uma senhora ganhava 150 por mês. “Foi tudo jogado no chão. Criança baleada, foi totalmente desumano.”

Após desalojar milhares de famílias, é assim que o Poder Público trata estas famílias. Gravado em São José dos Campos, no dia 23 de janeiro de 2012.

Acompanhe pelo canal do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região (youtube.com/sindmetalsjc) ou pelo twitter @PinheirinhoSJC

No país inteiro houve solidariedade da sociedade civil, como em Belo Horizonte ou na Costa Rica.

* * *
LAMENTÁVEL. Qual a justificativa da Globonews para omitir que casas em Pinheirinho foram destruídas com as coisas dentro?

Deu na Record, na Band, em todos os lugares. Na Globo, não só apagaram essa informação como sugeriram que os bens foram retirados e etiquetados.

Temos dezenas de vídeos – dezenas – mostrando o contrário. Qual a justificativa? Tentando entender.

* * *
AJUDA PARA DONA EDITE. Dona Edite, mãe da Adelia Almeida e Silva, desapareceu após a desocupação. Quem tiver notícias favor ligar para: (12) 8878-1614. Edite tem 80 anos e possui alzheimer. Acesse na foto abaixo ou clicando aqui.

* * *
SÃO PAULO, 458. O amigo e sociólogo Renato Kress comenta, a respeito do aniversário de São Paulo capital: “Uma cidade que coloca vândalos no poder a anos e tem se tornado ícone da violência contra o pobre em favor do rico, do assassinado de crianças, do desparecimento de idosos, da humilhação do mais humilde em prol do capricho capitalista de empresários inescrupulosos, mereceria mesmo os parabéns se conseguisse encurralar seus tucanos na Praça da Sé e fazer um pouco de democracia à la Grécia ou à la Roma.”

E completa: “Eu não dou parabéns pela data, mas pelo que a pessoa tem feito até aquela data. Parabéns ao povo de SP por resistir bravamente às suas próprias péssimas escolhas.”

* * *
PREVIDÊNCIA. Marcio Pochmann via twitter: “Resultado da previdência social em 2011 nega a hipótese dos que defendem que sem reforma previdenciária, o Brasil é ingovernável.”

* * *
SUPERSALÁRIOS DO JUDICIÁRIO. O presidente da OAB Rio, Wadih Damous, disse hoje (25) que os valores pagos a alguns magistrados do Rio de Janeiro são inconstitucionais.

Há juízes que, com adicionais, chegam a ganhar R$ 150 mil por mês, 522% acima do salário-base de R$ 24.117,62. As informações são do Globo Online.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/oab-condena-supersalarios-do-tribunal-de-justica-do-rio-3759928#ixzz1kW9XQWpL
© 1996 – 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

* * *
FALANDO EM ROUBO… Durante a premiação realizada depois da final da Copa São Paulo de Juniores, nesta quarta-feira, no Pacaembu, o vice-presidente da CBF para a região Sudeste, José Maria Marin, foi flagrado ‘embolsando’ uma das medalhas destinadas ao campeão Corinthians no bolso.

Segundo a ESPN. José Maria Marin, atualmente com 79 anos, é ex-vereador, deputado estadual e governador de São Paulo. Ele também foi jogador do São Paulo e presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Assista aqui à cena patética.

* * *
METRÔ DO RIO. Todo dia dá problema. Até quando?

* * *
E QUANDO ACHÁVAMOS QUE NÃO PODERIA PIORAR… Quem justifica um prédio simplesmente cair, do nada? Inacreditável a irresponsabilidade que reina no Rio de Janeiro.

* * *
VIVA A ARGENTINA! Funcionários do metrô de Buenos Aires abrem as catracas para que todos passem sem pagar em protesto contra o reajuste das tarifas do transporte público na cidade.

* * *
A CIDADE EM QUESTÃO. A revista eletrônica e-metropolis convida os pesquisadores que tenham como tema os múltiplos aspectos envolvidos nos estudos relacionados à vida nas grandes cidades a submeterem trabalhos para sua edição de março de 2012. Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta