Sarajevo é a capital e a maior cidade da Bósnia e Herzegovina. Considerada uma das mais importantes dos Balcãs, tem uma rica história desde que foi fundada, em 1461, pelos otomanos. A guerra na ex-Iugoslávia, no início dos anos 90, deixou um rasto de destruição.
“A música foi a nossa resposta para os atos surreais de desobediência que aconteceram durante o cerco policial em Sarajevo. Uma mulher se recusou a ir para o refúgio e costumava tocar piano durante o bombardeio. Outra mulher organizou um concurso de beleza. ‘Nós vamos derrotá–los com nossos batons e saltos’, disse. Todas as garotas mais bonitas de Sarajevo subiram no palco com faixas dizendo ‘Vocês realmente querem nos matar?’ [No vídeo aparece o dizer ‘Não deixe eles matarem vocês’]. Isto era puro desafio e merecia ser celebrado com uma música. ‘Miss Sarajevo’ foi premiada no concerto anual Pavarotti e Amigos em Modena, na Itália em 12 de setembro de 1995”. (Bono, no livro U2 By U2, disponível aqui).
Assista à tradução e ao original.
Jornalista, 40, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis em https://amzn.to/3ce8Y6h). Acesse o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0384762289295308.