Estudantes inventam óculos que funciona como mouse

oculos_alunos
“É só colocar os óculos, se você piscar os olhos, isso significa um clique no mouse, se mexer a cabeça, pode passear pela tela do computador como se estivesse manejando o mouse”. Assim funciona a nova invenção dos estudantes do Ensino Médio técnico em mecatrônica do Instituto Federal Sul Riograndense, em Charqueadas, região metropolitana de Porto Alegre.
Cleber Quadros, Alexandre Oliveira e Filipe Carvalho apresentaram a novidade no Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que está sendo realizado em Brasília. Os estudantes já tinham criado antes outro experimento também com o objetivo de facilitar a vida de portadores de necessidades especiais – um forno com controle à distância para cegos. “É para que eles não tenham que chegar perto do forno e se queimar”, explica Cleber, um dos jovens inventores.
O novo projeto do “óculos-mouse” foi orientado pelos professores Márcio Bender e Andreia Cabral. Cleber, Alexandre e Filipe, engravatados, mas descontraídos, mostravam orgulhosos as invenções e contaram que já planejam um novo equipamento, também na linha da acessibilidade.
“Queremos fazer um óculos que controle também os movimentos de uma cadeira de rodas. Aí é só a pessoa balançar a cabeça que a cadeira moverá na direção em que a pessoa se inclinar”, explicam.
Como os estudantes estão no terceiro ano e o curso de mecatrônica tem duração de quatro anos, eles ainda terão tempo para novas invenções durante o Ensino Médio.
“Vamos tentar um patrocínio para o óculos e se a gente conseguir, doamos para instituições que cuidam de pessoas com necessidades especiais”.

41 comentários sobre “Estudantes inventam óculos que funciona como mouse”

  1. Também estou em Brasília acompanhando o Fórum, e hoje usei o óculos desses garotos, que devem ter 15, 16 anos. É sensacional! É fascinante a criatividade dos brasileiros, fascinante e infinita. O que estou tentando descobrir por aqui é: como pode um povo assim estar nos últimos lugares quando comparado a outros povos, no quesito educação?
    PS – Hoje pela manhã houve o julgamento da anistia de Paulo Freire. Lindo e emocionante, o FM em breve vai publicar matéria a respeito. Aguardem!

  2. Aew gurizada, parabéns vocês merecem mesmo!!! torço muito e tenho orgulho de vcs cara!! fé e segurança!
    Abraço sucesso pra vocês torço por todos!

  3. Mazá galerinha do IF sô!!!!
    Parabéns gurizada, pow vcs merecem e muito,e ah, seu Libinha, num esquece que tui tem o outro projeto pra terminar né?heheheehehehehehe
    Quebra tudo ai guchada!!!!!!!!!!
    ABRAÇOS!!!!

  4. Esses meninos vão longe! O futuro profissional deles é promissor, e a sociedade vai ganhar muito com isso. É de gente assim que o mundo precisa!! Que responsabilidade, hein?!

  5. Quando temos um sonho e ele começa a ser construído com alunos como o Felipe, Cleber e Alexandre eu tenho a plena convicção de que vale a pena ser educador…Obrigada por acreditarem que podemos ter uma escola inclusiva e que tantos outros se juntem a nós…Ao meu colega Márcio dedico também meus agradeciementos…fazemo o que chamam transdisciplinaridade…o que para nós vai além: “construri um mundo mais solidário e includente”.Charqueadas-RS

  6. E aí libinda da tia!!!Meus parabéns cara, vc marece !!! nòs aqui estamos muito orgulhosos de vc!!!
    E q vc continue esse garoto brilhante e maravilhoso q vc é !!!!!! e o exterior que lhe aguarde!!!!!!!
    Bjussssssssssssssss

  7. Pessoas capazes de realizar todosossonhos, japah, crébis e libinha parabéns vcs merecem e a tia tá muito orgulhosa destes “sobrinhos “q ganhei aoentrar no if sul..
    SUCESSO SUCESSO ESUCESSO

  8. Meninos, vi em vcs uma luz no fim do túnel, cuido de uma criança cadeirante que tem os movimentos bastante prejudicados, estou torcendo pela concretização deste projeto. Seria maravilhoso ver as pessoas com tais necessidade se locomovendo com essa facilidade. Que Deus ilume vocês e te deem muita sabedoria para estarem sempre criando coisas maravilhosas como esta!

  9. Bom primeramente parabens pelo invento desejaria por favor saber algum numero de contato eu moro na Bolivia e vendo produtos pela internet en Europa y desejaria comercializar os oculos se alguem sabe um email me avisa por favor pra entrar en contato con eles.
    Obrigado

  10. Parabens vcs sao d++++, tenho orgulho d evcs, como faço para adiquirir um oculos deste, pois um primo de um amigo precisaria deste magnifico objeto.

  11. Pingback: A tecnologia na sociedade contemporânea « Info-sociedade-ads Blog

  12. urgente preciso de um mouse desse (mouse oculos)e tb um teclado pra um colega q é defeciente fisico ela tem pouca mobilidade com os braços e maos… vcs estao de parabens

  13. Oi em primeiro lugar parabéns pela invenção . Em nome de JESUS mim ajude eu necessito muito de um oculos desses. O meu irmão encontra-se doente,e precisa nos falar algo importante.por favor entrem em contato comigo.fiquem com DEUS.

Deixe uma resposta