Encontro dos Bloguerios Progressistas reúne mais de 200 comunicadores independentes em SP

Cerca de 200 participantes lotaram o auditório do Sindicatos dos Engenheiros, em São Paulo.

Comunicadores da Blogosfera atenderam ao chamado do Centro Barão de Itararé, comparecendo em massa ao I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas , entre os dias 20 e 22 de agosto. No total, foram 223 inscritos de 19 estados do Brasil.
A diversidade e a pluralidade foi a marca do encontro que reuniu no primeiro painel os blogueiros Luis Nassif (Luisnassifonline), Paulo Henrique Amorim (Conversa Fiada)  e Debora da Silva (Mães de Maio) no painel Ameaças à internet e os desafios da blogosfera, mediada por Leandro Forte (Brasilia, eu vi) e Rodrigo Vianna (Escrivinhador), no auditório do Sindicatos dos Engenheiros, em São Paulo.
O painel foi uma exposição do poder dos blogs na multiplicação de informações e denúncias ocultadas pelo Partido da Grande Imprensa (PIG). Para Rodrigo Vianna, na internet o poder de formação de opinião da chamada grande mídia se esvai na velocidade que a rede cresce. “Não se pode dizer mais que existe uma grande mídia, porque a tal grande mídia se transformou na mídia velha”, analisa.
Nassif, acredita que a censura velada do PIG não possui um ambiente próspero como nas décadas passadas. De acordo com ele, a equação é simples: jornais como o Estadão e Folha de São Paulo conseguem ainda deter poder sobre a formação da opinião da população que lê a versão impressa dos veículos, porém o mesmo não pode se afirmar em relação às versões online. Na rede, a força está com os blogueiros independentes.
“Nesses 4 anos, a blogosfera ajudou a construir uma rede que está mudando a história do país. A blogosfera não tem voz de comando, ela é ampla e aberta”, disse Luis Nassif.
Painel de debates no 1º Encontro Nacional de Blogueiros Proguessistas.

Débora da Silva, representante do blog Mães de Maio defendeu que a sociedade e os movimentos sociais precisam se apoderar desta ferramenta. Para ela, a internet não substitui o papel da rua, que é “o verdadeiro espaço de luta e pressão social”. Entretanto, o blog é um mecanismo de romper a censura velada dos meios de comunicação e do poder público.
“Estou aqui para aprender e para denunciar. A internet é democrática, podemos levar nossa voz para todos os cantos. Obrigamos o estado de São Paulo a admitir que mataram nossos filhos. O assassinato de 562 pessoas não foi resultado apenas de uma ação de facção criminosa. O estado exterminou nossos filhos. Eles tiveram que admitir”, revela.

O blogueiro Brizola Neto, também esteve no Encontro e classificou a blogosfera como “o caixão à censura velada da informação pela velha mídia. É o direito direto ao acesso à informação”, disse ele. E Paulo Henrique Amorim completou: “Antigamente existia a premissa: Se o Jornal Nacional não deu, não aconteceu. Isso já foi uma verdade, mas hoje a realidade não é mais bem assim e não vai demorar para isso acabar em definitivo. A net mudou tudo”, desatcou Amorim.
Diversos blogueiros falaram sobre as ameaças, perseguições, ataques à reputação que sofrem no dia a dia da blogosfera. A política e a corrida foram o eixo das explanações. Principalmente a atitude do candidato à presidência José Serra, que chamou alguns blog de “blogs sujos”. Para o jornalista Paulo Henrique Amorim, a expressão “blog sujo” nada mais é que uma metáfora para criminalizar os blogueiros. “O movimento dos blogueiros progressistas deve realizar uma petição para obrigar o candidato à presidência José Serra, a listar quem seriam os “blogs sujos”, sugeriu PH Amorim.
O jornalista Paulo Henrique Amorim dando entrevista a blogueiros, jornalistas e militantes da comunicação.

Mas uma ideia mais simples foi que arrancou aplausos e a aprovação dos 223 blogueiros: A defesa da liberdade de expressão e comunicação em rede. Na prática, funcionaria com a reprodução do blog censurado por todos comunicadores da bloogosfera. A cada post censurado, a reprodução seria feita com o jargão “Não toquem no meu companheiro”.
A necessidade de auto sustentação e os custos judiciais de processos foram os temas dos painéis da tarde: Como financiar a blogosfera e ameaças à internet, neutralidade na rede e questões processuais. “Se fala muito da censura quando é realizada por governos, mas não se fala da censura do capital. Ela existe!”, disse o advogado Tulio Vianna. 
Geórgia Pinheiro, editora do blog Conversa fiada, confessou que “a rede é livre, mas os processos são caros. Você precisa ter uma forma de pelo menos custear os gatos jurídicos. Acreditem, o Conversa Fiada responde a 28 processos. A liberdade de expressão tem preço e alto”. A preocupação com a política e o atrelamento comercial dos sites de hospedagem dos blogs também foi pauta das mesas.
"A liberdade de expressão tem preço e alto", afirma Geórgia Pinheiro, editora do blog Conversa Fiada.

O último painel trouxe exposições a respeito da necessidade de conhecimento técnico das ferramentas disponíveis nas redes sociais, como o twitter. Luiz Carlos Azenha, Conceição Oliveira, Emerson Luis, Guto Carvalho e Maria Flor, deram dicas para alavancar os acessos aos blogs, além da importância de interação com o leitor e a real produção de conteúdo.
Um dos momentos mais emocionantes foi a leitura de uma carta do jornalista paraense Lucio Flavio pelo seu filho. O jornalista foi convidado a participar do Encontro, mas não pode comparecer porque precisava ficar em Belém para comparecer a uma audiência. Ele responde a diversos processos, por escrever reportagens denunciando diversas irregularidades e crimes do Grupo Liberal.
Outro grande momento, mas de irreverência, foi o encontro de Daniel Dantas e Paulo Henrique Amorim. O blogueiro é um homônimo do banqueiro Daniel Dantas, classificado por PH Amorim como “um dos cânceres da democracia da sociedade brasileira”. A situação imprevista foi motivo de risos e de curiosidades dos bloguerios.
Certa vez, ele enviou um furo para o Conversa Afiada, mas só depois de três meses é que o blog entrou em contato com o leitor. Uma grande gafe que fez Daniel criticar o blog: “não adianta ter 4 milhões de pages se a agilidade é comprometida”, disse.  Paulo Henrique Amorim fez questão de conversar com o leitor: “Quero saber em detalhes onde foi e como foi que errei”, confessou.
O blog Cloaca News foi o vencedor do troféu Barão de Itararé.

Cloaca News ganhou o troféu Barão de Itararé, em reconhecimento ao seu trabalho limpo de revelar “as notícias do jornalismo de esgosto do PIG”, com informação séria e muito humor. Nos agradecimentos, o blogueiro confessou que as pernas estavam bambas. Dedicou o prêmio ao seus dois cachorros e tentou não esquecer de ninguém, agradecendo: Ieda Cruz, ao Grupo RBS, ao Zero Hora , a José Serra, Herando Pereira, Bóris Casoy, entre outros, a oportunidade dele um mero “cloqueiro” viver esse momento de glória. A turma aplaudiu! 
O troféu Corvo ficou para a presidente da Associação Nacional de Jornais, Judith Brito, por todo seu esforço de defender o Partido da Imprensa Golpista.
O  Encontro dos Blogueiros Progressistas surgiu da ideia de comunicadores em maio deste ano. De lá para cá, foram três meses de luta e trabalho para a realização do evento. O Encontro não recebeu nenhum patrocínio público. Foi realizado com o apoio de entidades e comunicadores que doaram tempo, espaço e dinheiro para o evento. Foram intitulados os Amigos da Blogosfera

(*) Fotos: Gizele Martins e Tatiana Lima,  do blog Vozes das Comunidades e Núcleo Piratininga de Comunicação .

3 comentários sobre “Encontro dos Bloguerios Progressistas reúne mais de 200 comunicadores independentes em SP”

  1. Parabéns à blogosfera pelo 1o encontro dos blogueiros progressistas!!!!!
    E aproveitando a oportunidade, informo que a democratizaçao dos meios de comunicaçao faz parte do programa de governo de Plínio – Psol: http://plinio50.com.br/programa-de-governo-psol-plinio-de-arruda-sampaio.html (item 21).
    Somente um governo de esquerda de fato irá democratizar as comunicaçoes no Brasil.
    A comunicaçao é realmente chave para que haja democracia, ou nao. Lenin e Guevara sabiam disso muito bem e se esforçaram muito neste sentido. O império capitalista tambem sabe disso e faz tudo para impedir a democracia neste setor, desinformando cada vez mais …

  2. Pingback: Encontro dos Bloguerios Progressistas reúne mais de 200 comunicadores independentes em SP « A BEM DIZER…

Deixe uma resposta