Democracia à la Globo

Domingo passado, a última matéria da série DEMOCRACIA NAS FAVELAS do jornal O Globo. “Surpreendente”! Quando a gente espera que O Globo vai nos surpreender, surpresa: ele nos surpreende mesmo!… Se supera!
Uma semana de matérias abordando os mais variados temas sobre democracias e ditaduras nas favelas, pra no final fazer uma matéria provando através de números, estatísticas e outras “contas de chegar” que, não só é possível ocupar todas as cerca de 1.020 favelas, como os custos financeiros pra isso, cerca de R$ 340 milhões por ano, seriam um investimento lucrativo: aumentaria, a médio prazo, o PIB da cidade, o dinheiro lucrado com o investimento poderia ser aplicado.
Os números levantados e “analisados” pelos repórteres são inquestionáveis. Num jornal recheado de bons economistas, não há como dizer que as “argumentações” dos seus repórteres não procedem: realmente dá pra botar uma UPP em cada uma das 1.020 favelas com 340 milhões por ano e que este investimento, em pouco tempo, pode trazer dividendos para a cidade! Da pra acreditar nisso, sim!
Só não dá pra acreditar que na hora de partilhar esses dividendos as favelas vão ganhar alguma coisa, mais do que têm ganho.
Nós, moradores das favelas do Complexo de Acari, temos motivos suficientes para ter certeza que não só tudo vai deixar de estar como está, como vai piorar mais.
Um Complexo de favelas que há exatos trinta anos, em 1979, recebeu o maior investimento financeiro de que se tem noticia para melhoria das condições de vida de seus moradores: nove milhões de Cruzeiros. Um Complexo de Favelas de um bairro, Acari, que, por 13 anos permaneceu ocupado por agentes de segurança pública, civil e militar estadual, mas que em 1990 apresentava o pior IDH (Senso IBGE) dos 153 bairros da cidade. Hoje, quase vinte anos depois, dos 163 bairros existentes apresenta o 160° IDH.
Temos tudo pra ter certeza, e afirmar: isso não vai dar certo, ou isso vai dar merda! Isso vai dar é em muita morte, muita chacina, muita mãe favelada chorando à beira da cova de seus filhos, ou e ao mesmo tempo, muita mãe de favela com seus filhos chorando em seu colo, nos pátios das cadeias nos dias de visita. Ah se a gente da favela não dermos nosso próprio jeito…
Afinal, temos centenas de milhares de meninos favelados armados e chapados de maconha e cocaína nas favelas prontos para dar a vida para… querem saber mesmo? Pra quê?

Um comentário sobre “Democracia à la Globo”

  1. Pra quê? A NOVA ORDEM MUNDIAL capitaneada pelos angloamericanos quer o extermínio da pobreza do mundo exterminado os pobres, exatamente assim, confinando, cercando, criminalizando como no 3º Reich, pois o que avança sobre nós é exatamente o 4º Reich e seus representantes avançados os vendilhões de pátria.

Deixe uma resposta