Caros Amigos de novembro nas bancas

A nova edição da Caros Amigos veicula uma excelente reportagem sobre o modelo de socialismo que está sendo construído na Venezuela, inclusive agora que o presidente Hugo Chávez conquistou mais seis anos de mandato – em eleições livres e democráticas – e promete aprofundar o controle social de vários setores de atividades pela maioria dos trabalhadores.
A revista constatou que o projeto chavista enfrenta problemas, recebe críticas, mas efetivamente estimula grande avanço na organização popular e na implantação das redes públicas de distribuição de produtos, investe na construção de moradias para a população de baixa renda, apoia as comunas e as iniciativas de produção coletiva – um processo claro de socialização.
Outra reportagem mostra que as eleições municipais, aqui no Brasil, mesmo centradas em disputas tipicamente locais, serviram também para consagrar algumas lideranças nacionais, entre elas Lula e Dilma, do PT, Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campos, do PSB – todos eles eventuais candidatos para a disputa presidencial de 2014. Ao mesmo tempo, a matéria da Caros Amigos procura esclarecer porque aumentam os índices de abstenção e os votos brancos e nulos.
A revista publica importante denúncia sobre o massacre do Pinheirinho, em São José dos Campos, ocorrido no início do ano: advogados e procuradores comprovam que o despejo da população foi previamente articulado por autoridades do Estado de São Paulo para favorecer a especulação imobiliária. A denúncia foi encaminhada para a Organização dos Estados Americanos (OEA), onde o caso de violência contra o povo será analisado.
A revista publica também ótimas entrevistas: com o jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto, que fala sobre as dificuldades de se fazer jornalismo independente na região Amazônica; com o cantor africano Tiken Jah Fakoly, que sofre perseguição no próprio continente; e com as compositoras Luana Hansen e Elisa Gargiulo, que juntaram o funk e o rap com a luta feminista.
Caros Amigos conta agora com a colaboração mensal de Eliete Negreiros, que escreverá sobre música e cultura em geral. Ela reforça o bom time de articulistas e colunistas da revista.
Vale a pena conferir.
 
Abraços.
Hamilton Octavio de Souza
Editor
Participaram: Caio Zinet, Carlos Alberto Bello, Claudius, Débora Prado, Eliane Parmezani, Eliete Negreiros, Emir Sader, Frei Betto, Gabriela Moncau, Gershon Knispel, Gilberto Felisberto Vasconcellos, Guto Lacaz, João Pedro Stedile, José Arbex Jr., Marcos Bagno, Mário Augusto Jakobskind, Mc Leonardo, Otávio Nagoya, Renato Pompeu, Rodrigo Cruz, Rôney Rodrigues, Sérgio Vaz, Tatiana Merlino
(*) Divulgação Caros Amigos.

Deixe uma resposta